Memórias: Frente Polisário

10 de maio 2015 - 14:28

No dia 10 de maio de 1973, foi constituída a Frente Polisário, movimento político que luta pela independência do Saara Ocidental, atualmente sob domínio de Marrocos. Por António José André.

PARTILHAR
Foto Teresa Marín/Flickr

Em 1975, o governo espanhol decidiu sair do chamado Saara Ocidental, impondo o seu último ato imperialista, ao dividir o território entre os governos do Marrocos e da Mauritânia.

Naquela ocasião, as populações não foram consultadas sobre os destinos do território saaraui. Da dominação hispânica passou para a dominação dos seus vizinhos africanos.

Assim que a mudança foi oficializada, o povo saarauí resistiu ao novo processo de ocupação do território. A Frente Polisário conseguiu vencer a ocupação mauritana e continua a lutar contra a ocupação marroquina.

Desde lá, houve vários conflitos entre a Frente Polisário e as tropas marroquinas. Em 1987, o governo marroquino construíu um muro com 1800 Km, isolando as terras geridas pela Frente Polisário.

Em 1991, a ONU negociou um cessar-fogo em que ambas as partes se comprometeram a realizar um referendo no qual a população do Saara Ocidental votasse e decidisse sobre o destino político da região.

O plebiscito foi marcado para 1992, mas ainda não se realizou, porque não houve acordo sobre quem teria direito a votar: Marrocos quer que seja toda a população residente; a Frente Polisário só aceita que sejam os habitantes contados no censo de 1974. Isso impediria o voto dos marroquinos emigrados para a região em disputa, desde 1974.

Em 2007, Muhammad VI, rei de Marrocos, propôs que o Saara Ocidental fosse anexado integralmente em troca duma autonomia política local. Face a essa proposta, a Frente Polisário acusou o governo marroquino de usar uma estratégia contra a legitimidade da autonomia política plena do Saara Ocidental.

Desde então, as negociações ficaram num compasso de espera e o território saarauí continua a ser colonizado. Do ponto de vista económico, o Saara Ocidental é um território rico em ferro, cobre, fosfato e urânio.