A deputada Marisa Matias questionou esta terça-feira o comissário europeu para a Energia, Guenther Oettinger, sobre as suas declarações onde era sugerido que as bandeiras dos estados-membros com défice exclusivo deveriam estar a meia haste nos edifícios da UE.
“Tem circulado a sugestão de colocar as bandeiras dos países pecadores a meia haste nas fachadas dos edifícios comunitários”, disse o alemão numa entrevista ao diário Bildna sexta-feira passada.
No debate em plenário, dirigindo-se directamente ao comissário, a deputada do Bloco de Esquerda disse que não podia deixar de "referir, questionar e perguntar-lhe olhos nos olhos" sobre as suas recentes declarações sobre a Grécia, Irlanda e Portugal.
Marisa Matias considerou que se trata de um domínio central da coesão europeia e que sugerir bandeiras a meia haste "é reforçar a vergonha de cidadãos que são dignos e que lutam pela Europa".
Na réplica, o Comissário Guenther Oettinger respondeu às questões de vários deputados, mas não aproveitou a oportunidade para explicar as suas declarações acabando a sua intervenção com um "muito obrigado pelos comentários construtivos".
Vídeos (para a versão em língua portuguesa, clicar em "pt"):
Intervenção/questões de Marisa Matias:
http://www.europarl.europa.eu/sides/getVod.do?mode=unit&language=EN&vodId=1315922351989
Intervenção de resposta do Comissário Oettinger:
http://www.europarl.europa.eu/sides/getVod.do?mode=unit&language=EN&vodId=1315922753357