Está aqui

Marcha anti-tourada em Lousada

Vários coletivos e ativistas anti-touradas e de defesa dos direitos dos animais responderam ao apelo dum grupo de habitantes de Lousada e fizeram, este domingo, uma concentração e marcha de protesto contra espetáculo anunciado para 28 de julho.
O apelo partiu de um grupo de habitantes de Lousada e juntou vários coletivos e ativistas anti-touradas e de defesa dos direitos dos animais.

Este domingo, em Lousada, cerca de uma centena de pessoas marchou em protesto contra o espetáculo tauromáquico agendado para o próximo dia 28, naquela cidade.

O apelo partiu de um grupo de habitantes de Lousada e juntou vários coletivos e ativistas anti-touradas e de defesa dos direitos dos animais.

Para o próximo domingo, está prevista a realização de uma tourada em Lousada, promovida por João Oliveira. Este empresário, da Póvoa de Varzim, foi já notícia do JN, em 2009, por ter promovido um espetáculo tauromáquico, em Vizela, como angariação de fundos para uma criança com paralisia cerebral sem nunca ter entregado qualquer verba à família. Pelo contrário, esta adiantou-lhe ainda 2000 euros.

Os espetáculos tauromáquicos nem sempre geram lucros, mas mesmo assim os empresários tauromáquicos têm conseguido persuadir organizações, como as de bombeiros voluntários, a aparecer como promotores. Têm na mira conseguir alguma vantagem financeira.

Uma das pessoas presentes na marcha, Graça Solha, afirmou que está convencida que “a Câmara de Lousada não quererá no futuro autorizar tais espetáculos, dada a controvérsia que este evento gerou entre a população, que não apoia a realização destes espetáculos”.

Na internet, está disponível uma petição pelo “cancelamento da Tourada em Lousada prevista para 28 de Julho”, que reúne já mais de 1900 assinaturas.


Por Paula Sequeiros e Esquerda.net.
 

Termos relacionados Animais, Sociedade
Comentários (4)