Turistificação

Lisboa e Porto vão ter mais 200 hotéis em pouco tempo

27 de fevereiro 2025 - 13:03

Na Área Metropolitana de Lisboa estão previstas mais 82 unidades hoteleiras. No concelho do Porto serão 122. A capital passará a ter 3,88 hotéis por quilómetro quadrado e a cidade invicta 7,61.

PARTILHAR
Placa de hotel em Lisboa.
Placa de hotel em Lisboa. Foto de Sanjorgepinho/Wikimedia Commons.

Nos próximos anos vão abrir 82 novas unidades hoteleiras na Área Metropolitana de Lisboa, 54 das quais em Lisboa. No Porto o crescimento de hotéis atinge um número ainda mais elevado: serão mais 122 unidades deste tipo.

Os números respeitantes à AML foram divulgados recentemente pelo Observatório da Associação de Turismo de Lisboa, onde se pode ler que 15 destes empreendimentos entram em funcionamento este ano. Em pouco tempo, haverá um aumento de 16% no número de unidades hoteleiras, o que constitui um aumento de perto de cinco mil novos quartos a somar-se aos 334 hotéis existentes em Lisboa. A cidade vai ter assim 3,88 hotéis por cada quilómetro quadrado.

No Porto, que tem atualmente 190 hotéis, de acordo com o Boletim Estatístico de Licenciamento de Empreendimentos Turísticos da Câmara Municipal do Porto, registar-se-á um aumento de 64,2% no número de hotéis e passar-se-á de 22.676 para 34.509 camas. Os processos de regularização de novas unidades hoteleiras em curso nesta autarquia permitem concluir que, em pouco tempo, os 190 hotéis passarão a ser 312. 63 destes já estão mesmo em construção, outros estão em diferentes fases de apreciação dos projetos. A sua densidade no território superará Lisboa com 7,61 hotéis por quilómetro quadrado.

Este balanço do aumento de hotéis nos dois principais aglomerados urbanos do país é-nos trazido esta quinta-feira pelo Público, que acrescenta que, nos últimos dez anos, abriram em Lisboa mais 187 unidade hoteleiras, um crescimento de 44%, excluindo o boom dos alojamentos locais que não entram nesta categoria. Se a análise se abrir para a Grande Lisboa, então a percentagem chega aos 50%. Na Área Metropolitana de Lisboa vão passar a haver mais cerca de oito mil quartos de hotel disponíveis.

No que diz respeito ao Porto, o Jornal de Notícias especifica que das novas unidades previstas no concelho, 87 serão hotéis e 35 apartamentos turísticos e a maioria (52%) são projetos de três e quatro estrelas. Isto apesar das unidades de uma estrela irem também duplicar a oferta.