Cinema

Laura Carreira vence dois BAFTA na Escócia pelo filme “On Falling"

17 de novembro 2025 - 16:44

A realizadora portuguesa venceu os prémios de Melhor Argumento e Melhor Filme de Ficção pelo seu filme sobre a precariedade laboral.

PARTILHAR
Laura Carreira e Jack Thomas O’Brien com os dois BAFTA escoceses
A realizadora Laura Carreira e o produtor Jack Thomas O’Brien com os dois BAFTA escoceses pelo filme "On Falling".

Foram anunciados este domingo os Prémios BAFTA Escócia da Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão e a realizadora portuguesa Laura Carreira, a viver há mais de uma década na Escócia, foi distinguida com o BAFTA para Melhor Argumento de Cinema e Televisão. O seu filme “On Falling” foi também considerado o Melhor Filme de Ficção, vencendo assim duas das quatro nomeações.

O filme acompanha o dia-a-dia de Aurora, jovem emigrante portuguesa a trabalhar por turnos num armazém, e a solidão e o vazio desses dias sem ligações humanas e sem dinheiro que lhe permita viver com dignidade. As suas projeções têm acompanhado debates sobre a exploração laboral em grandes armazéns e a condição precária da sua mão-de-obra, em especial da juventude.

“On Falling” já foi premiado em vários festivais de cinema, como San Sebastian e Londres. A atriz protagonista do filme, Joana Santos, também arrecadou um prémio no Festival de Salónica.

Termos relacionados: CulturaCinema