Cinema

O muito aguardado documentário de Raoul Peck, em estreia esta semana, é como um prenúncio distópico do mundo em que vivemos. Por isso mesmo é tão valioso conhecer este complexo historial ensaísta sobre o ímpeto totalitário de tantos candidatos a ditadores.

Paulo Portugal

Neste seu último filme, Cristian Petzold parece despojar o seu cinema ao máximo, deixando-nos (quase) apenas o que podemos chamar de um esboço, um rascunho de filme. Em todo o caso, com tudo lá dentro.

Paulo Portugal

Nouvelle Vague é um filme de amor. Amor a uma época, a um grupo de jovens que ousou reinventar o cinema, e a uma linguagem que ainda hoje continua a inspirar.

Paulo Portugal

A perspetiva da Netflix adquirir um dos estúdios mais reconhecidos dos EUA é não só o culminar de duas décadas de perturbação da indústria cinematográfica por parte de Silicon Valley, mas também um processo muito mais longo de tentativa de capturar e comercializar a cultura.

Paris Marx

É num permanente questionar, entre diálogos abertos, em ritmo pausado, que Hartley nos interessa pelos destinos das personagens, ligadas por opiniões sobre espiritualidade, política, religião, e, claro, a condição humana e o sentido da vida.

Paulo Portugal

Nuremberg legitima-se como um dos filmes do ano. Seja desde logo pelo rigor dos diálogos, pela bela leitura de um cinema sereno que nunca resvala para o lugar comum tão frequente em filmes com esta dimensão.

Paulo Portugal

Organização do festival anunciou que a edição de 2026 não se irá realizar após o corte do apoio financeiro da autarquia agora liderada pelo PSD. Bloco diz que esta decisão “não é apenas um ataque à cultura, mas à sustentabilidade do concelho.”

Foi lançada em Coimbra este domingo a TELA - Associação Nacional de Festivais de Cinema. Junta para já 24 festivais e quer dar “uma voz coerente” ao cinema de autor em Portugal.

A realizadora portuguesa venceu os prémios de Melhor Argumento e Melhor Filme de Ficção pelo seu filme sobre a precariedade laboral.

Agente Secreto assume-se como um thriller poderosíssimo, paredes-meias com uma vénia ao cinema de género e à sua memória. Sim, um dos grandes filmes do ano.

Paulo Portugal

O Festival Queer Porto regressou para a sua 11ª edição em 2025. E apresenta este ano, apenas pela segunda vez, a secção de filmes Resistência Queer. 

A partir de alguns registos de formas de colonização distintas, o  diretor do festival Giornate del Cinema Muto lançou uma ponte entre o tempo destrutivo em que vivemos e o redesenho possível desses locais.

Paulo Portugal

Nesta entrevista, o diretor do Pordenone Silent Film Festival/Giornate del Cinema Muto fala da edição deste ano, marcada por temas de antimilitarismo, da relação dos jovens com o cinema e do poder das orquestrações ao vivo. 

Paulo Portugal

O Festival Periferias é uma iniciativa coletiva que promove cinema ao ar livre em localidades transfronteiriças luso-espanholas. Já na 13ª edição, o Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcântara reforça a ligação cultural na região.

Paulo Portugal

"A Uma Terra Desconhecida" estreia em Portugal no próximo dia 24, com distribuição da Stone and the Plot. Entretanto, o realizador Mahdi Fleifel estará presente no Curtas Vila do Conde e disponível para uma conversa com o público sobre a sua obra no próximo sábado.

Paulo Portugal

Rosas mostrou, ao longo de quatro filmes, um sem-número de histórias possíveis que circulam pelas ruas da cidade, nos piscam os olhos, seduzem e seguem viagem. A palavra ‘orgânico’ é seguramente uma das palavras-chave desta entrevista. Talvez se perceba porquê.

Paulo Portugal

O ator francês foi condenado esta terça-feira enquanto gravava em São Miguel uma obra com o apoio do ICA e da RTP. As suas vítimas e a associação de atrizes francesas questionam que medidas de segurança foram tomadas para proteger as mulheres que trabalham no filme.

380 figuras do cinema afirmam: “A extrema-direita, o fascismo, o colonialismo, os movimentos anti-trans e anti-LGBTQIA+, sexistas, racistas, islamofóbicos e anti-semitas estão a travar uma batalha no campo das ideias, atacando a edição, o cinema e as universidades, e é por isso que temos o dever de lutar”. Lê a carta completa.

O cineasta diz que lhe faz confusão a “diabolização constante dos media” sobre IA mas também alerta: “as forças do mal estão no TikTok e IA. E as forças do bem, sendo minoria, não se atrevem a lutar nesses territórios. Se não conseguirem perceber o que se está a passar, vão perder cada vez mais espaço”.

Paulo Portugal

A Savana e a Montanha, de Paulo Carneiro, estreou no dia 25 de Abril. Trata-se de um filme em forma de canção de intervenção, onde a aparente ficção esconde uma realidade que importa conhecer.

Paulo Portugal