A manifestação do dia da mulher em Istambul não foi pacífica. Largos milhares de pessoas saíram às ruas para defender os direitos das mulheres. Queriam desfilar na Avenida Istikal mas centenas de polícias de intervenção bloquearam as passagens.
Na maioria eram mulheres e vestiam de roxo. Nas suas faixas podia-se ler “revolta feminista contra a violência masculina e a pobreza” e “nasci livre e viverei livre”.
Turquia, Istambul, com suas ruas lotadas neste #8M.
Vídeo: Reprodução#8M2019 #MaisJuntasQueNunca #8M #DiaInternacionalDaMulher #DiaDaMulher #8deMarco pic.twitter.com/hU46YmAWPZ
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) 8 de março de 2019
A Agência Noticiosa AFP conta que cantavam “não estamos silenciosas, não estamos assustadas, não estamos a obedecer”, que foram empurradas pelas forças policiais e que lhes foi lançado gás lacrimogéneo para as dispersar. A AFP refere ainda a utilização de cães para perseguir as manifestantes.
Riot police in Istanbul fired tear gas to disperse thousands of demonstrators who tried to march along the Istiklal street to mark International Women's Day. (AP)pic.twitter.com/KqGVeZWnme
— Adem Bedri (@Adembedri_) 8 de março de 2019
Em Ankara não há notícias de confrontos e o dispositivo policial foi bem mais pequeno.
As manifestações foram potenciadas por notícias sobre violência doméstica. Nomeadamente, pelo caso da cantora Sila que acusou o seu companheiro, Ahmet Kural, um ator famoso de lhe bater.