Está aqui

Há no meu peito um grito abafado

Salazaristas à parte, cada vez me convenço mais de que, relativamente ao regime da ditadura do Estado Novo, haverá sempre um abismo, uma lonjura inultrapassável, entre quem lutou contra ele e aqueles que nem se aperceberam do que era afinal aquele viver, ou que foram seus cúmplices. Por Helena Pato.

Custa chegar ao fim da linha e ver que a Resistência - num manancial de ímpares vidas e acontecimentos - repousa na Torre do Tombo. Solitária, como num lar, à espera de uma ou outra visita de familiares ou de historiadores. Há uma esperança: aí perecerá em tranquilidade, para a eternidade. A História pode esperar.

Mas não nos iludamos. A luta pela memória da Resistência está a desvanecer-se, aos poucos. Lembremo-nos do esforço hercúleo que foi necessário para se erguerem os museus do Aljube e de Peniche. Os velhos lutadores contra o regime eram a guarda avançada dessa peleja, mas têm os dias contados. Restam os guardiões da reescrita do regime (por uns patacos, por incompetência profissional ou por ideologia); e outros - desmemoriados ou negacionistas - já se ouvem ao nosso lado sussurrando que «Nem tudo foi mau». Poupem-me!

 

Teremos ganho inúmeras batalhas na Democracia - e muitas ainda estão na ordem do dia para serem vencidas. Mas esta, que começou a ser perdida nos dias da Revolução, já não nos pertence. Acima de tudo, queria tanto que alguns dos generosos homens e mulheres, ainda vivos, que gastaram as suas vidas em lutas contra o fascismo, fossem poupados à mágoa que lhes encontro...

Em Portugal, 45 anos depois, é inquestionável: já se consumou um monumental apagão do que foi a noite mais longa de todas as noites. Enquanto isto, o fascismo avança na Europa e suspeito que, por cá, se vai organizando.

[A propósito do abaixo-assinado contra o Museu Salazar e outras iniciativas imanentes do dever de memória]

20 Agosto de 2019

Helena Pato


Texto originalmente publicado em: https://www.facebook.com/notes/helena-pato/h%C3%A1-no-meu-peito-um-grito-abafado/2504175652962338/

Termos relacionados Comunidade
(...)