Greve na Rodoviária de Lisboa com adesão de 70%

Os trabalhadores marcaram 24 horas de greve para esta terça-feira para reivindicar “salários dignos” da profissão de motorista de transportes públicos.

A greve de 24 horas convocada para esta terça-feira é mais uma ação de luta dos trabalhadores da Rodoviária de Lisboa para reivindicar “salários dignos” da profissão que exercem, indicou o sindicalista João Casimiro, explicando que, “neste caso, um motorista de transportes públicos tem 700 euros de ordenado base quando noutras empresas de transporte público já se atingiu o valor dos 750 [euros] em acordo”.

“A administração teima em não querer aumentar os salários, quer que nós fiquemos colocados ao ordenado mínimo nacional, e nós achamos que isso, para além de ser injusto, não faz parte da ética de um empresário, neste caso como o senhor Humberto Pedrosa, que é o presidente do grupo Barraqueiro. Acho que devia ter um bocadinho mais de atenção destas situações”, declarou o presidente do SITRL, citado pela agência Lusa.

Segundo o presidente do SITRL, os sindicatos que representam os trabalhadores da RL estão disponíveis para negociar com a administração da empresa, que se faz representar pela Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP), mas tal foi recusado.

“A ANTROP, como nós tínhamos um pré-aviso de greve, neste caso para o dia 02 [de novembro], não negoceia, diz que não negoceia sob pressão”, indicou o sindicalista João Casimiro.

“A nossa luta, basicamente, é reivindicar ordenados base dignos da nossa profissão”, reforçou o presidente do SITRL, adiantando que os trabalhadores vão continuar a marcar mais greves, inclusive na terça-feira decidirão em plenário as próximas datas.

O objetivo é conseguir “um ordenado justo” porque consideram que a categoria de motorista de transportes públicos “não tem que ser uma categoria que seja pautada pelo ordenado mínimo nacional”, apontou o sindicalista.

“Se não houver por parte da administração ou da ANTROP uma vontade de fazer alguma coisa em relação aos ordenados que nós temos, vamos continuar sempre a lutar, até ao fim”, frisou João Casimiro.

Termos relacionados Sociedade