Governo destina mil milhões para swaps especulativos

12 de junho 2013 - 14:55

Governo inscreveu no orçamento retificativo mais de mil milhões para a resolução de contratos de 'swap' especulativos, segundo identificaram os técnicos do parlamento. Metro de Lisboa, Metro do Porto e Refer receberão mais 1.187 milhões de euros.

PARTILHAR
Governo destina mais mil milhões para os 'swap' tóxicos - Foto de aranjuez1404/flickr

Segundo o “Diário Económico” desta quarta-feira, os técnicos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) aos deputados da Assembleia da República detetaram no orçamento retificativo mais de mil milhões para os contratos especulativos.

"Nos mapas que acompanham o Orçamento Retificativo para 2013 é possível identificar alterações orçamentais significativas em algumas empresas públicas reclassificadas" afirma o relatório da UTAO.

Segundo o jornal, a Refer receberá mais 163 milhões de euros, a Metro de Lisboa mais 576 milhões de euros e a Metro do Porto mais 448 milhões. Um total de 1.187 milhões e euros. Note-se que a atual secretária de Estado que está a lidar com os contratos de 'swap', integrou a gestão da Refer responsável pelos contratos especulativos naquela empresa.

O ministério das Finanças, questionado pelo jornal, confirmou que o reforço de verbas para aquelas empresas se deve à resolução dos contratos de 'swap' tóxicos. O ministério diz, no entanto, que as verbas se destinam também a “amortizações de empréstimos”.