Os dois governantes reuniram-se esta sexta-feira em Londres, com o chefe do executivo britânico a tecer grandes elogios à primeira-ministra de extrema-direita italiana, com quem está “muito alinhado”.
Migrações, defesa e a guerra na Ucrânia foram os temas principais do encontro, mas Rishi Sunak não deixou também de elogiar a “condução muito cuidadosa da economia italiana” por parte de Giorgia Meloni.
“Acho que os valores entre os nossos dois países estão muito alinhados, e é por isso que podemos trabalhar tão bem juntos em desafios compartilhados, seja respondendo à invasão ilegal de Putin na Ucrânia, onde novamente presto homenagem à sua liderança, mas também combatendo a migração ilegal, que é algo comum”, afirmou o primeiro-ministro britânico, citado pela agência Lusa.
De facto, nos últimos meses, os governos italiano e britânico têm estado alinhados na perseguição de migrantes, com o executivo de Sunak pronto para aprovar um projeto de lei no Parlamento que nega o direito de asilo a qualquer pessoa que chegar ao Reino Unido sem prévia autorização. Esta proposta tem merecido severas críticas por parte de organizações não governamentais e da agência de direitos humanos das Nações Unidas.
Já Meloni tem-se dedicado ferozmente a combater as organizações humanitárias que resgatam vidas no Mediterrâneo.
Sobre a guerra na Ucrânia, ambos têm assumido uma posição marcadamente pró-NATO e pró-europeia.