Extrema-direita

Direita e centro direita acabaram com o cordão sanitário face à União Nacional. A ausência de muitos macronistas facilitou o resultado. Em causa estava o estatuto dos argelinos em França. A esquerda denuncia um texto racista e odioso.

A organização antirracista entregou no DIAP de Lisboa uma queixa contra André Ventura e outros deputados pela prática de crimes de discriminação e incitamento ao ódio e violência. Garcia Pereira pediu ao PGR que desencadeie o processo de extinção do Chega junto do Tribunal Constitucional.

Oito associações ciganas afirmam que André Ventura está a perseguir as suas comunidades e a promover o ódio racial. Os protestos vêm também da comunidade do Bangladesh que pondera igualmente avançar com queixas.

Nas redes sociais, Bruno Silva ameaçava jornalistas e incitava ao ódio e à violência contra cidadãos brasileiros. Agora tornou-se o primeiro acusado por estes crimes a ficar preso preventivamente.

Um apoiante do Chega com 30 anos foi detido por ameaças a uma jornalista e incitamento ao ódio e violência contra cidadãos brasileiros. Diretor da Judiciária alerta para o crescimento deste tipo de crimes.

Engenheiro mecânico foi atacado por um grupo de homens com t-shirts que os identificavam com o grupo neonazi 1143. “Agrediram-me porque sou imigrante”, afirmou. apelando a que casos como este sejam denunciados “para que não façam o mesmo a outras pessoas”.

O porta-voz da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Arquitecto Victor Palla critica a deputada por insistir no “argumentário com que este assunto foi criado” e “dizer mentiras sobre como é que as crianças são colocadas” no ensino público.

O benefício que Israel obtém dessa aliança internacional de extrema direita é que essas forças se tornaram as mais fervorosas defensoras do Estado sionista em geral e do governo Netanyahu em particular. 

Gilbert Achcar

A maior marcha de extrema-direita em Londres no fim de semana não foi um evento marginal. Ela foi alimentada por anos de apoio dos Conservadores e Trabalhistas às políticas anti-imigração.

Richard Seymour

Talvez continuar a sentir empatia quando tipos como Charlie Kirk pedem que deixemos de o fazer seja uma arma muito melhor do que uma espingarda para combater esta gente.

Gerardo Tecé

O cabeça de lista do Chega à junta de freguesia de Aradas, em Aveiro, foi despedido por justa causa do INEM por furto de combustível.

A GNR apanhou em flagrante esta madrugada o atual mandatário e antigo coordenador concelhio e cabeça de lista do Chega à Câmara de Vendas Novas. Desde domingo surgiam focos de incêndio na zona durante a noite.

Mesmo depois de interrogado pelo Ministério Público, um dos agentes acusados de homicídio qualificado em Olhão continuou a partilhar nas redes mensagens que alimentam ódio a imigrantes.

O líder da extrema-direita publicou um vídeo na sua conta oficial em que falsifica o que a coordenadora do Bloco diz. Mariana Mortágua respondeu que o Chega “trouxe a política suja” e a “manipulação” para “enganar as pessoas”.

Agência de comunicação ligada ao governo húngaro financiou em 2024 e 2025 a promoção de conteúdos na rede social X com um público-alvo de utilizadores sensíveis a palavras-chave políticas ligadas à direita, um tipo de publicidade que as leis francesa e europeia não permitem.

A cruzada anti-corrupção da extrema-direita não tem nada a ver com ética ou limpeza das instituições. Faz parte de uma estratégia discursiva neoliberal para estigmatizar as ideias dos seus adversários políticos, dinamitar a esfera pública e reforçar um modelo autoritário.

Miguel Urbán Crespo

O que aconteceu no dia 10 de junho não foi inédito nem isolado. Foram mais dois episódios de violência política de extrema-direita. Leia aqui e subscreva a carta aberta.

Falhas na obrigações do regulamento sobre a difusão de conteúdos terroristas online levam UE a colocar Portugal em tribunal. 

O agente da PSP apontado como um dos líderes da milícia armada neonazi acabou ilibado em 2013 após ter alterado a sua versão do acontecimento ocorrido. Assessor e pai de deputada do Chega integrou grupo de apoiantes da milícia nas redes sociais.


 

O Bloco anunciou que vai chamar ainda o diretor da PJ. Mariana Mortágua julga que “esta ameaça à segurança interna tem de ser levada a sério” porque “há um processo de radicalização de jovens”.