Carolina Serrão quer saber se o Departamento de Transparência da autarquia emitiu parecer sobre a nomeação da namorada do vereador do Chega para vogal da administração dos Serviços Sociais da CML.
A vereadora eleita pelo Chega passou a independente por não a deixarem escolher assessores e ter visto o vereador Bruno Mascarenhas nomear a namorada para administradora de empresa municipal e a filha de um dirigente do partido para assessora.
Pouco dias após tomar posse à frente da autarquia de Albufeira, Rui Cristina passou a contar com a irmã no cargo de adjunta no Gabinete de Apoio aos Vereadores.
Três militantes do Chega, um agente principal da PSP e um militar estão entre os detidos na “Operação Irmandade” da Unidade Contraterrorismo da PJ para desmantelar o grupo neonazi 1143.
Unidade de contraterrorismo da Judiciária fez dezenas de buscas em todo o país e 37 detidos que pertencem ao grupo liderado por Mário Machado. Incitamento ao ódio e atos de violência contra imigrantes são alguns dos crimes investigados.
Tribunal Cível de Lisboa deu razão à queixa apresentada por representantes da comunidade cigana e considera que a mensagem do líder do Chega fomenta “a intolerância, a segregação, a discriminação e, no limite, o ódio”.
Crimes de abuso sexual contra pelo menos dois alunos de 11 e 14 anos terão sido cometidos durante o período da campanha eleitoral autárquica. “Tolerância zero” proclamada por Ventura não resiste à sucessão de casos de pedofilia no partido da extrema-direita.
Desde que o pacote laboral foi anunciado que a extrema-direita se mostra disponível para dar a mão ao Governo, mas a greve geral mostrou que as posições de Ventura são erráticas.
O filósofo estudou os anseios sociais que a extrema-direita conseguiu explorar para o seu ressurgimento na última década. Nesta entrevista conduzida por Pablo Elorduy, explica também como a esquerda pode lidar com eles.
O ministro Leitão Amaro, o secretário de Estado Rui Armindo Freitas e o ex-primeiro-ministro Passos Coelho repetiram nos últimos dias alguns chavões conhecidos da extrema-direita internacional. Coube a Montenegro fechar a sequência referindo-se aos “portugueses de ocasião”.
Direita e centro direita acabaram com o cordão sanitário face à União Nacional. A ausência de muitos macronistas facilitou o resultado. Em causa estava o estatuto dos argelinos em França. A esquerda denuncia um texto racista e odioso.
A organização antirracista entregou no DIAP de Lisboa uma queixa contra André Ventura e outros deputados pela prática de crimes de discriminação e incitamento ao ódio e violência. Garcia Pereira pediu ao PGR que desencadeie o processo de extinção do Chega junto do Tribunal Constitucional.
Oito associações ciganas afirmam que André Ventura está a perseguir as suas comunidades e a promover o ódio racial. Os protestos vêm também da comunidade do Bangladesh que pondera igualmente avançar com queixas.
Nas redes sociais, Bruno Silva ameaçava jornalistas e incitava ao ódio e à violência contra cidadãos brasileiros. Agora tornou-se o primeiro acusado por estes crimes a ficar preso preventivamente.
Um apoiante do Chega com 30 anos foi detido por ameaças a uma jornalista e incitamento ao ódio e violência contra cidadãos brasileiros. Diretor da Judiciária alerta para o crescimento deste tipo de crimes.
Engenheiro mecânico foi atacado por um grupo de homens com t-shirts que os identificavam com o grupo neonazi 1143. “Agrediram-me porque sou imigrante”, afirmou. apelando a que casos como este sejam denunciados “para que não façam o mesmo a outras pessoas”.
O porta-voz da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Arquitecto Victor Palla critica a deputada por insistir no “argumentário com que este assunto foi criado” e “dizer mentiras sobre como é que as crianças são colocadas” no ensino público.
O benefício que Israel obtém dessa aliança internacional de extrema direita é que essas forças se tornaram as mais fervorosas defensoras do Estado sionista em geral e do governo Netanyahu em particular.
A maior marcha de extrema-direita em Londres no fim de semana não foi um evento marginal. Ela foi alimentada por anos de apoio dos Conservadores e Trabalhistas às políticas anti-imigração.
Talvez continuar a sentir empatia quando tipos como Charlie Kirk pedem que deixemos de o fazer seja uma arma muito melhor do que uma espingarda para combater esta gente.