Fórum Socialismo: O nuclear e os perigos da guerra

08 de setembro 2023 - 17:51

No fim de semana de debates de 8 a 10 de setembro em Viseu, o investigador Rui Curado Silva apresentará o painel "O nuclear e os perigos da guerra".

PARTILHAR
Central Nuclear de Zaporijjia. Foto de IAEA Imagebank.

A poucos dias da realização do Fórum Socialismo 2023 - programa aqui - o Esquerda.net publica alguns resumos das sessões que terão lugar em Viseu de 8 a 10 de setembro.


O nuclear e os perigos da guerra

O desenvolvimento da Guerra da Ucrânia revelou um cenário inédito para a humanidade, pela primeira vez ocorre um conflito militar de alta intensidade num país equipado com centrais nucleares em operação. A segurança das centrais nucleares foi projetada assumindo um clima de paz, obedecendo a sete pilares de segurança. Desde o início do processo de ocupação da Central Nuclear de Zaporijjia pelas forças armadas russa, vários desses pilares foram seriamente ameaçados, em particular: pilar 1) a integridade física das instalações; pilar 3) os funcionários devem realizar o seu trabalho e tomar decisões sem constrangimentos exteriores; pilar 4) uma central deverá ser alimentada em energia elétrica em permanência, através de ligações seguras, pela rede elétrica exterior.

Analisaremos que tipo de consequências para a segurança das populações e para o meio ambiente poderão resultar de um acidente ou de uma ação militar no contexto do conflito da Ucrânia. Refletiremos sobre os desafios que este conflito está a lançar ao setor da energia nuclear e ao papel da Agência Internacional de Energia Atómica no contexto da segurança nuclear mundial.

 

Termos relacionados: PolíticaFórum Socialismo 2023