Fórum Socialismo: Estamos condenados aos lares?

08 de setembro 2023 - 12:49

No fim de semana de debates de 8 a 10 de setembro em Viseu, a professora e investigadora Teresa Martins apresentará o painel "Estamos condenados aos lares? Envelhecimento e modelos de habitação partilhada".

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Foto de Paulete Matos.

A poucos dias da realização do Fórum Socialismo 2023 - programa aqui - o Esquerda.net publica alguns resumos das sessões que terão lugar em Viseu de 8 a 10 de setembro.


Estamos condenados aos lares? Envelhecimento e modelos de habitação partilhada

A partir desta questão procura-se desconstruir alguns mitos e invisibilidades em relação àquela que é a realidade do envelhecimento em Portugal, provocando-se, inclusivamente, a própria pergunta.

Com o contributo de dados (demográficos e outros), enquadramentos antigos e recentes de respostas sociais especialmente pensadas para pessoas adultas mais velhas e de exemplos concretos de experiências de ‘habitação partilhada’ existentes, pretende-se olhar para a questão atendendo à complexidade que a subjaz e que implica, necessariamente, respostas distintas e adequadas àquelas que são as necessidades especificas de pessoas e comunidades concretas.

Mais uma vez, a flexibilidade e a não imposição de modelos padrão poderá ser a melhor aposta para que os direitos fundamentais das pessoas sejam garantidos, ao longo de toda a vida.

Teresa Martins - Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (2007) e Mestre em Gerontologia Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto (2012), tendo tido como tema de dissertação o Voluntariado na Velhice. Frequenta atualmente o Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria do ICBAS/ UP e Universidade de Aveiro, estando a desenvolver o tema da Participação Social, Cívica e Política na Velhice. Tem colaborado como docente da Unidade Técnico-científica de Ciências da Educação da ESE.IPP e é investigadora do CINTESIS. Tem trabalhado em projetos vários de Educação para a Cidadania Global, com especial enfoque no Voluntariado, Educação para os Direitos Humanos e Igualdade de Oportunidades, com recurso a abordagens que privilegiam a Educação Não Formal.

 

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