Filme “A Metamorfose dos Pássaros” estreia hoje no festival IndieLisboa

Três dias depois de ter vencido o Festival de Pesaro, em Itália, o filme é exibido esta terça-feira pela primeira vez em Portugal no âmbito da competição nacional do Festival IndieLisboa.
Foto de Pesaro Film Festival / Facebook

“A Metamorfose dos Pássaros”, a primeira longa-metragem da realizadora Catarina Vasconcelos, teve estreia mundial no festival de Berlim, em fevereiro deste ano, onde obteve o Prémio da Crítica Internacional.

Depois disso, o filme tem somado distinções em vários festivais, tendo recebido o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius, na Lituânia, e o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei, em Taiwan. Recebeu ainda o Prémio do Melhor Filme no Festival Dokufest, no Kosovo. Recentemente venceu também o festival de Pesaro, em Itália.

O filme é exibido pela primeira vez em território nacional, esta terça-feira, no Cinema São Jorge, às 21:45, e, na próxima quinta-feira, no Cinema Ideal, às 22:00, no âmbito da competição nacional do Festival IndieLisboa.

Em entrevista à agência Lusa, a realizadora de 33 anos diz ter demorado seis anos no processo de criação deste filme, depois de ter feito a primeira curta-metragem, "Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso" (2013), em contexto académico, em Londres. Na curta-metragem, Catarina Vasconcelos aborda a relação dos pais e a morte da mãe, e a história de amor dos avós e a morte da avó paterna - que nunca conheceu -, na longa-metragem.

O filme produzido por Pedro Duarte e Joana Gusmão, com apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP e da Fundação Calouste Gulbenkian, é considerado pela realizadora como um 'documentário-ficção', um filme que está no meio, um "híbrido de formas" baseado nas memórias das infâncias e juventudes da família e preenchido pela ficção.

Termos relacionados Cultura