Está aqui

"A Metamorfose dos Pássaros" vence Prémio de Melhor Filme no Festival de Pesaro

A primeira longa metragem da portuguesa Catarina Vasconcelos foi a grande vencedora do Festival de Pesaro. Além do prémio de melhor filme, conquistou ainda o Prémio do Júri de Escolas de Cinema. 
"A Metamorfose dos Pássaros" vence Prémio de Melhor Filme no Festival de Pesaro
Cartaz de o filme "A Metamorfose dos Pássaros"

 O filme "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, conquistou o Prémio de Melhor Filme da Competição Internacional, do Festival de Pesaro, em Itália. A primeira longa metragem de Vasconcelos venceu ainda o Prémio do Júri de Escolas de Cinema no certame.

A decisão do júri foi anunciada no sábado à noite, no encerramento do festival, e divulgada hoje pela agência Portugal Film.

O filme retrata o momento em que o falecimento da mãe de Catarina, bem como da sua avó materna, colocam-na a ela e ao seu pai num estado emocional diferente daquele que a maioria dos pais e filhas partilham.

"A primeira longa-metragem da realizadora Catarina Vasconcelos venceu o Prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Pesaro, em Itália, um dos mais importantes e históricos festivais italianos. O filme foi também premiado pelo júri de estudantes de escolas de cinema, como melhor filme", lê-se na mensagem da distribuidora portuguesa citada pela agência Lusa.

Tutti i Premi del #PesaroFF56 Trionfa il film portoghese A metamorfose dos pássaros di Catarina Vasconcelos: Premio...

Posted by Pesaro Film Festival on Saturday, 29 August 2020

Esta não é, contudo, a primeira vez que "A Metamorfose dos Pássaros" é premiado. Em fevereiro conquistou o Prémio da Crítica Internacional - FIPRESCI, na Berlinale, onde teve a sua estreia mundial. Venceu ainda o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vilnius na Lituânia e o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei, em Taiwan, tendo há poucas semanas conquistado o Prémio de Melhor Filme no Festival Dokufest, no Kosovo, um dos mais importantes festivais de documentário da região dos Balcãs.

"A Metamorfose dos Pássaros" já foi selecionado para mais de 25 festivais internacionais, nos Estados Unidos, Rússia, Espanha, Grécia, Coreia, Canadá, Polónia, Brasil, México, Austrália, Itália, entre outros. Segundo a produtora Portugal Film, o filme terá ainda estreia comercial em território chinês. 

Em Portugal, será exibido, em competição nacional, no Festival IndieLisboa, com projeção marcada para o cinema S. Jorge, nos dias 01 e 03 de setembro.

Termos relacionados Cultura
(...)