Está aqui

Estudante cabo-verdiano barbaramente assassinado em Bragança

Luís Giovani morreu em consequência de agressão de um grupo de pessoas em Bragança. Deputado José Soeiro questionou no facebook: “se Giovani tivesse outra origem, não haveria já uma comoção nacional generalizada”? Estão convocadas marchas de homenagem em Lisboa, Porto, Coimbra e Bragança.
Luís Giovani - Foto retirada de https://interiordoavesso.pt/
Luís Giovani - Foto retirada de https://interiordoavesso.pt/

Luís Giovani, estudante cabo-verdiano de 21 anos, foi barbaramente agredido a 21 de dezembro em Bragança, acabando por morrer 10 dias depois, em consequência da agressão.

Segundo o Contacto, o jovem estudante viera para Portugal há menos de dois meses para estudar, frequentava o curso de Design de Jogos Digitais no Instituto Politécnico de Bragança, no campus de Mirandela, e morava em Bragança, há cerca de mês e meio.

No dia 20 de dezembro, foi com outros três jovens (dois dos quais recém chegados de Cabo Verde, como ele) a uma festa no bar Lagoa Azul, em Bragança. À saída houve um desentendimento e o amigo mais velho de Giovani esbarrou com uma menina, tendo sido empurrado pelo “suposto namorado”, segundo contam os jovens ao Contacto. Os quatro jovens cabo-verdianos foram aconselhados a aguardar uns minutos no bar, para evitar “mais confusão à porta”.

Depois de saírem e quando regressavam a casa, os jovens cabo-verdianos foram agredidos por um grupo de 15 rapazes armados com cintos, ferros e paus. Luís Giovani terá sido atingido com uma paulada na cabeça, vindo a ser conduzido ao hospital de Bragança, de onde foi transferido na mesma madrugada para o Hospital de Santo António, no Porto. Veio a falecer no dia 31 de dezembro, dez dias depois, em consequência da bárbara agressão de que foi vítima.

José Soeiro questiona...

Na sua página no facebook, o deputado bloquista José Soeiro questiona o facto deste “caso gravíssimo de agressão e homicídio” não estar a ter cobertura noticiosa e pergunta: “se Giovani tivesse outra origem, não haveria já uma comoção nacional generalizada, comentadores empolados e uma onda mediática de choque e indignação?”

 

Marchas de homenagem no dia 11 de janeiro

Na página do facebook Caloiros de CV estão a ser convocadas marchas de homenagem a Luís Giovani no dia 11 (próximo sábado) às 15 h nas seguintes cidades:

Lisboa: Terreiro do Paço

Porto: Avenida dos Aliados

Coimbra: Praça da República

Bragança: IPB - Igreja da Sé

Embaixador de Cabo Verde quer “clarificação cabal”

Segundo a Lusa, em comunicado divulgado este sábado refere-se que o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, está a “acompanhar de perto as investigações e os seus desenvolvimentos”, com vista a “clarificar-se de forma cabal as circunstâncias da morte e determinar-se as eventuais responsabilidades”.

O comunicado diz também que “o processo foi encaminhado à Polícia Judiciária para o competente tratamento”, que foi ordenada a realização da autópsia, que a embaixada está a apoiar a família e que o secretário de Estado do Ensino Superior de Portugal, Sobrinho Teixeira, manifestou pesar pela ocorrência.

PAICV quer explicações de Portugal

Em mensagem publicada no facebook, a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, escreveu: “Cabo Verde tem embaixada e embaixador em Portugal! Ele já não deveria [ser recebido] pelos ministros da Administração Interna ou da Justiça? Já não deveríamos ter alguém a visitar Bragança e a reunir-se com as autoridades lá, para conhecer o que terá levado a esse ato bárbaro e tentar evitar que situações dessas se repitam?”.

Janira Almada questiona também: “Morreu no dia 31 de Dezembro e até ao momento ninguém foi preso! Foram 15 agressores de acordo com testemunhas...!! Será que alguém pagará por tamanha barbaridade?”

 

Termos relacionados Sociedade
(...)