Está aqui

“É preciso justiça para os trabalhadores a recibo verde”

Intervenção de José Soeiro, defendendo que os descontos para a Segurança Social para trabalhadores a recibos verdes sejam calculados em função do que as pessoas ganham em cada momento e que esses trabalhadores tenham proteção no desemprego, na doença e no acompanhamento aos filhos.
José Soeiro

"A proposta do Bloco que evocamos tende a acabar com o inferno em que se transformaram as contribuições para a Segurança Social para os trabalhadores a recibo verdes. Já na semana passada tinha sido aprovada uma proposta do PCP que anunciava um princípio justíssimo. É preciso, agora, concretizar, é preciso ir mais longe e criar um novo regime de contribuições de raiz, que se baseie em dois princípios simples. 

Primeiro princípio: os descontos não devem ser feitos com base num escalão calculado em função do que as pessoas ganharam no ano anterior, mas com base no que as pessoas ganham em cada momento. 

Segundo princípio: os trabalhadores a recibo verde devem ter proteção no desemprego, devem ter proteção na doença e não apenas a partir do 31º dia em que estão doentes, coisa que não se compreende, e devem ter proteção no acompanhamento aos filhos. 

E é isso que o Bloco de Esquerda propõe e que esperamos que seja aprovado por este parlamento. Teremos seis meses para concretizar estes princípios e estes compromissos, é preciso justiça para os trabalhadores a recibo verde e vamos ganhar esta luta."

José Soeiro: " Justiça para os trabalhadores a recibo verde"

Termos relacionados Orçamento do Estado 2016, Política
(...)