Crise? Recessão? É só para alguns. Segundo o Diário Económico, as dificuldades que o país sofre não atinge todos por igual, e até há quem saia muito beneficiada com elas. Segundo a consultora Capgemini, 2012 registou mais 350 milionários que em 2011, em Portugal. São milionários os que têm mais de um milhão de dólares (765 mil euros), mas a consultora não levou em conta para os seus cálculos o património com a habitação de residência e bens colecionáveis ou duradouros, devido à dificuldade de identificação e avaliação. Considera apenas o valor aplicado em ações, obrigações, fundos e depósitos.
A consultora atribui esse crescimento ao aumento das poupanças em percentagem do PIB e também aos ganhos dos mercados acionistas. O PSI20 teve uma valorização de 2,93% no ano passado, mas quando se contabiliza o reinvestimento dos dividendos a rentabilidade salta para 8,31%.
No mundo, o crescimento dos milionários foi de 9,2%, sendo os Estados Unidos o país que mais viu crescer o número de milionários. As bolsas dos EUA valorizaram 13% em 2012, enquanto as ações alemãs subiram 29%.
Calcula-se que o planeta conte atualmente com 12 milhões destes habitantes endinheirados.