Centenas de milhares manifestaram-se contra aproximação de Marrocos a Israel

16 de outubro 2023 - 17:33

Uma marcha de dimensão histórica teve lugar este domingo em Rabat, em solidariedade com o povo da Palestina e contra a normalização das relações entre o reino marroquino e o regime israelita.

PARTILHAR
Manifestação em Rabat.
Manifestação deste domingo em Rabat. Foto publicada por Palestine Times/Twitter

A manifestação deste domingo em Rabat juntou, consoante as diversas fontes, entre 300 mil a um milhão de pessoas, no maior protesto realizado até agora contra a normalização das relações entre Marrocos e Israel. O apelo do Grupo de ação nacional pela Palestina e a Frente marroquina de apoio à Palestina juntou partidos de esquerda e organizações islamistas no apelo ao Estado marroquino para travar a normalização de relações com Telavive e apoiar o povo palestiniano na sua resistência à ocupação.

Segundo o relato do Mediapart, reinava na multidão um ambiente familiar, com a presença de avós, filhos e netos. "O que nos une não é apenas o islão, é também a nossa arabidade", contava Rajaa, presente na marcha com a sua filha. "Mas é sobretudo a nossa humanidade. O mais importante nisto tudo é a injustiça sofrida pelos palestinianos. Porque não aceitamos a injustiça, nem para nós nem para os outros", prosseguiu, apontando a colonização como uma traumatismo comum aos dois povos.

O acordo assinado em 2020 por Marrocos e Israel, mediado pelos Estados Unidos, reabriu as relações comerciais e permitiu abrir delegações de interesses de ambos os países. Em troca desta normalização, o reino marroquino obteve o reconhecimento por parte dos dois países da soberania sobre os territórios que ocupa no Sahara Ocidental. 

Termos relacionados: InternacionalMarrocos, Palestina , Israel