Está aqui

Calota polar da Gronelândia perde 110 quilómetros quadrados

Há vários anos que o fiorde acentuava as falhas estruturais no nordeste do Ártico provocadas pelo aquecimento da temperatura através das alterações climáticas.
Glaciar Spalte após a separação do Fiorde, no nordeste do Ártico.
Glaciar Spalte após a separação do Fiorde, no nordeste do Ártico. Fonte: Agência Aeroespacial Europeia.

Segundo o National Geological Survey da Dinamarca e Gronelândia, o fiorde, de nome Nioghalvfjerdsfjorden, tem cerca de 80 quilómetros de comprimento por 20 quilómetros de largura e perdeu quase 7% da sua área com esta quebra, noticia o P3/Lusa.

A separação ocorreu no ponto onde a calota flui da terra para o oceano. O processo de degelo da maior plataforma de gelo do Ártico é registado por imagens de satélite regularmente. Apenas nos últimos dois anos, a calota perdeu 50 quilómetros quadrados.

As imagens mostram que as perdas dos últimos dois anos excederam 50 quilómetros quadrados de área. “Devemos preocupar-nos com o que parece ser uma desintegração progressiva na maior plataforma de gelo remanescente do Ártico”, disse Jason Box, professor do GEUS. 

Um alerta reforçado por Ruth Mottram, do Instituto Meteorológico Dinamarquês em Copenhaga: “Este ano, a camada de gelo perdeu mais gelo do que foi adicionado na forma de neve”. “O que é curioso é que se nós tivéssemos visto esse colapso há 30 anos, teríamos classificado como extremo. Isto quer dizer que, nos últimos anos, acostumámo-nos a um colapso acelerado”, conclui.

Recordes mínimos de cobertura de gelo

As temperaturas consistentemente altas registadas no Ártico levaram a plataforma sólida de gelo a reduzir-se dramaticamente. O recorde é de setembro de 2012, quando o manto de gelo cobriu apenas 3.41 milhões de quilómetros quadrados após um ciclone ter quebrado o gelo que ainda restava no final do verão. 

 A cobertura de gelo sobre o mar é particularmente baixa, estando 31% abaixo do registado na década de 1980, quando começaram as observações por satélite. O gelo perdeu cerca de dois terços da sua massa desde então.

Termos relacionados Ambiente
(...)