Bloco promove Fórum da Água no Algarve

A iniciativa do eurodeputado José Gusmão e da distrital bloquista de Faro vai juntar este sábado em Quarteira ativistas e investigadores para um dia de debates.

Este sábado, 7 de maio, o eurodeputado José Gusmão e o Bloco de Esquerda de Faro promovem o Fórum da Água no Algarve para debater a seca, o desperdício, a poluição e outros desafios e alternativas para a qualidade e quantidade de água num momento de crise climática.

A iniciativa tem início às 10h no Centro Autárquico de Quarteira e contará com a presença da coordenadora bloquista Catarina Martins na sessão de abertura, a par do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e do ex-deputado João Vasconcelos em representação da estrutura distrital do partido.

Os debates têm início às 10h30, com três temas em destaque: Manuela Moreira da Silva, investigadora do Instituto Superior de Engenharia - Universidade do Algarve, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) e do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CeiiA) intervirá sobre a eficiência no uso da água e a dessalinização; Nuno de Santos Loureiro, do Departamento de Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade do Algarve, falará acerca das reservas de água de superfície; e o agrónomo e investigador Manuel Costa irá intervir sobre o tema da reutilização da água.

Na parte da tarde, a partir das 14h, tem lugar uma mesa redonda com ativistas, moderada por José Manuel do Carmo, com o tema geral "A água que temos, a que queremos e para que a queremos". Trata-se de "um debate aberto com a participação de organizações e individualidades com pensamento e reflexão global sobre o tema em que se procura encontrar os consensos e os pontos de discordância, na busca da construção de alternativas que melhor sirvam o Algarve".

O eurodeputado bloquista José Gusmão fará o encerramento deste Fórum da Água às 16h30. A entrada é livre e sujeita a inscrição que pode ser feita neste link.

Termos relacionados Ambiente