Bloco chama ministra da Saúde à AR para explicar “refundação” do INEM

19 de novembro 2024 - 11:00

Ministra escusou-se a responder sobre se a "refundação" do Instituto Nacional de Emergência Médica significa a privatização deste serviço essencial. Bloco de Esquerda entregou requerimento para audição urgente de Ana Paula Martins na Assembleia da República.

PARTILHAR
Ana Paula Martins
Ana Paula Martins. Fotografia de Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda entregou um requerimento na Assembleia da República para trazer a ministra da Saúde ao parlamento em consequência das afirmações onde admitiu ser preciso uma “refundação” do Instituto Nacional de Emergência Médica.

À TSF, a deputada bloquista Marisa Matias explicou que é urgente ouvir a ministra da Saúde sobre esta questão, porque Ana Paula Martins “pouco mais diz do que entender que o INEM deve ser mais um regulador do que formador ou até prestador de serviços”. Na passada segunda-feira, a ministra da Saúde foi questionada pela comunicação social sobre exatamente o que significa a “refundação” e se o objetivo é de facto privatizar o INEM, mas não respondeu.

Por isso, o Bloco de Esquerda quer trazer a ministra ao parlamento e obrigá-la a responder. Para Marisa Matias, o jogo da ministra indicia que “mais uma vez se quer pegar nos serviços públicos de saúde, financiá-los, mas depois fazer com que essa transferência seja diretamente feita para privados”.

“É isso que queremos esclarecer. Nem no plano de emergência de saúde, nem no orçamento, nem na nota explicativa, há qualquer referência ao INEM, aos profissionais do INEM e suas carreiras, e, no entanto, há estas referências vagas à refundação do INEM”, explica a deputada sobre o requerimento que o partido entregou na Assembleia da República.

Na próxima quinta-feira, o INEM vai ser discutido na Comissão de Saúde do parlamento, sendo ouvidos o presidente do instituto, Sérgio Janeiro, mas também a comissão de trabalhadores, as associações e o sindicato dos técnicos de emergência pré-hospitalar.

Termos relacionados: Saúde Saúde