Está aqui

BANIF: “Cavaco tentou encobrir a incompetência do Governo anterior”

Marisa Matias afirmou que o “Governo anterior teve três anos para resolver o problema do BANIF”, tendo preferido “enterrar 1100 milhões de euros e empurrar o problema com a barriga”.
Foto de Pedro Nunes, Lusa

Foi em Castelo Branco, à margem de uma conferência no Instituto Politécnico daquela cidade, que a candidata presidencial assinalou a cumplicidade de Cavaco Silva ao “só se ter lembrado de exigir estabilidade do sistema financeiro ao Governo atual, e não se tenha lembrado de o exigir ao Governo anterior”, afirmando que se o tivesse feito “este problema nunca teria acontecido”.

Marisa Matias afirmou que “esta situação vem desde há três anos, no mínimo”, e lembrou as palavras de Cavaco Silva, “quando veio anunciar que o Banco Espírito Santo era estável e seguro”, dando garantias a milhares de pessoas, que depois vieram a perder ali as poupanças da sua vida e trabalho.

“Cavaco Silva teve sempre um comportamento para a banca e outro para as pessoas, mas sempre em favor da banca”, frisou.

A candidata salientou que acredita que, finalmente, “estamos numa situação em que se vai procurar resolver o problema”, e defende que se devem “definir princípios, de forma a garantir a proteção dos contribuintes, e que situações destas, que envolvem depositantes, não voltem a acontecer”.

Termos relacionados Escândalo Banif, Marisa 2016, Política
(...)