Está aqui

Escândalo Banif

A associação de lesados do Banif acusa a TVI de ser a responsável por 5 000 clientes e acionistas lesados.

Lesados do Banif exigem indemnização de 250 milhões à TVI

Março 27, 2020

A associação de lesados do Banif responsabiliza a estação de televisão pelo “princípio do fim” do banco e promete avançar com "uma verdadeira class action, à americana". A TVI e o seu diretor, Sérgio Figueiredo, vão a julgamento pelo crime de ofensa à reputação económica.

Resolução do Banif é “inaceitável", Bloco vota contra

Dezembro 24, 2015

Na discussão do Orçamento Rectificativo, esta quarta-feira, Mariana Mortágua acusou o anterior Governo PSD-CDS de ignorar e ocultar o problema do Banif para anunciar uma “saída limpa” sem problemas na banca e insistiu que tal ação foi “um crime”. Quanto à solução proposta agora, considerou “inaceitável” voltar a “limpar um banco com dinheiros públicos para depois entregá-lo ao Santander”.

Entre 2008 e 2014, bancos receberam quase 12 mil milhões de fundos públicos

Dezembro 23, 2015

Conta Geral do Estado diz que BES/Novo Banco representou 40% dos gastos com a banca. No total, entre 2008 e 2014, o Estado gastou em apoios públicos ao setor financeiro 11.822 milhões de euros. A este valor soma-se a perda de mais 2.255 mil milhões em 2015, com a anunciada resolução do escândalo Banif.

Bloco afirma: “sacrifício dos contribuintes tem de terminar agora”

Dezembro 22, 2015

A Comissão Política do Bloco reuniu esta segunda-feira e decidiu apresentar ao Governo condições necessárias para terminar com o ciclo “bancos limpos com dinheiros públicos para depois serem entregues a privados”. Como garantias, o Bloco quer uma “nova lei de resolução bancária” e “manter o Novo Banco público”, para que “não se repitam erros”.

BANIF resulta de uma “conspiração de silêncios”

Dezembro 21, 2015

Marisa Matias acusou o Governo anterior de ter encoberto a situação do BANIF por “taticismos eleitorais” com a conivência total do Presidente da República e do Banco de Portugal, e defende que é preciso encontrar “soluções que não onerem mais os contribuintes”.

Banif: “Governo PSD/CDS cometeu um crime contra os interesses do Estado e do país”

Dezembro 21, 2015

Mariana Mortágua acusa anterior executivo de negligência e defende que Carlos Costa “não tem condições para se manter na sua posição”. Bloco propõe Comissão Parlamentar de inquérito à gestão e intervenção no Banif. Carta da Comissária Europeia da Concorrência, enviada a Maria Luís Albuquerque, mostra que venda do banco foi adiada para não perturbar "saída limpa" do programa de assistência.

Caso Banif custa mais 2200 milhões aos contribuintes

Dezembro 21, 2015

Venda do Banif ao Santander tem lugar no âmbito de uma medida de resolução e envolve “um apoio público estimado de € 2 255 milhões que visam cobrir contingências futuras”, esclarece o Banco de Portugal. António Costa refere que “os portugueses têm o direito ao cabal esclarecimento relativamente a todo este processo” e assinala responsabilidades do Governo de direita. Notícia atualizada às 22h27 de 21.12.2015.

Banif: Onde é que já vimos isto?

Dezembro 17, 2015

Catarina Martins denunciou que o "Banif, o banco dos amigos da Madeira, ameaça agora arrombar as contas do país", nesta quarta-feira no debate parlamentar com o primeiro-ministro. A propósito do novo escândalo Banif, republicamos este artigo do esquerda.net de janeiro de 2013.

Banco de Portugal avisado em Outubro sobre riscos no Banif

Dezembro 15, 2015

A auditora PwC avisou o BdP sobre os atrasos na resolução da situação do Banif. O “empurrar” dos problemas acabou por “estragar” as relações entre o governador Carlos Costa e a então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. Contas feitas: nem o Novo Banco saiu da esfera do BdP, nem o Banif do Estado.

Não pode ser assim (no BANIF)

Dezembro 14, 2015

A desatenção da Ministra das Finanças do governo anterior ou do governador do Banco de Portugal, ou de ambos, é chocante: ou foi incompetência ou foi irresponsabilidade.

BANIF: “Cavaco tentou encobrir a incompetência do Governo anterior”

Dezembro 14, 2015

Marisa Matias afirmou que o “Governo anterior teve três anos para resolver o problema do BANIF”, tendo preferido “enterrar 1100 milhões de euros e empurrar o problema com a barriga”.

Banif, o novo escândalo bancário

Dezembro 14, 2015

O governo PSD/CDS-PP, em 2012, injetou 1.100 milhões de euros do Estado português no Banif. O banco só pagou 275 milhões e tem 125 milhões em incumprimento, desde dezembro de 2014. O governo tem de tomar uma resolução urgente sobre este caso, deixado pelo governo Passos/Portas. O Estado detém 60% do banco.

BANIF - Onde é que já vimos isto?

Dezembro 14, 2015

Republicamos este vídeo de 2013 sobre o Banif.

"Banif e Novo Banco são duas bombas-relógio"

Dezembro 2, 2015

Mariana Mortágua pediu esclarecimentos sobre as consequências da situação do Novo Banco e do Banif na contas públicas. “A fantasia orçamental já dura há demasiado tempo para que continuemos com este jogo de máscaras e de sombras como era prática do Governo do PSD e CDS”, frisou.