Bloco

Andreia Galvão substitui Mariana Mortágua no Parlamento

22 de setembro 2025 - 16:47

Os atrasos na viagem da missão humanitária a Gaza levaram a coordenadora do Bloco a pedir a substituição temporária enquanto deputada.

PARTILHAR
Andreia Galvão e Mariana Mortágua
Andreia Galvão e Mariana Mortágua. Pormenor de foto de José Sena Goulão/Lusa

Mariana Mortágua anunciou esta segunda-feira que vai requerer ao Parlamento a sua substituição enquanto deputada. Quando integrou a flotilha humanitária que navega em direção à Faixa de Gaza, o calendário previsto era o de chegar ao destino ainda antes do arranque dos plenários parlamentares. Mas os contratempos meteorológicos e logísticos da flotilha, a par dos ataques com drones de que foi alvo já na Tunísia, obrigaram a tempos de paragem superiores ao previsto.

Mariana Mortágua diz ter feito uma reflexão profunda nos últimos dias, pesando por um lado a proteção da flotilha que é dada pelo papel institucional dos deputados e eurodeputados que a compõem, e por outro lado o facto de a sua ausência em São Bento deixar o Bloco sem representação parlamentar na sua ausência. E concluiu pela necessidade de o partido não ficar afastado dos debates no Parlamento nas próximas semanas.

"Faço-o mantendo aqui uma presença política forte como deputada eleita, de quem representa muitas e muitos portugueses. Mas também quero ter a certeza de que em todas as instâncias da vida política portuguesa o Bloco está representado. E o Bloco estará muito bem representado pela Andreia Galvão", afirmou Mariana Mortágua numa mensagem divulgada nas redes sociais.

A partir de agora e até ao regresso da coordenadora bloquista, o lugar de deputada será ocupado por Andreia Galvão, a terceira candidata do círculo de Lisboa nas legislativas de maio. O número dois da lista e ex-lider parlamentar, Fabian Figueiredo, não assumiu o cargo por impossibilidade profissional nas próximas semanas. Atriz, produtora e agente cultural, Andreia Galvão nasceu em Lisboa, em 2000, cidade onde reside e onde trabalha com a associação cultural da qual é fundadora. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, iniciou a sua atividade política no contexto das manifestação por justiça climática, que juntaram milhares de estudantes por todo o país. Participa no movimento social pelas periferias e é membro da Comissão Política e da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda.