Está aqui

Almaraz dispensa trabalhadores externos durante inspeção

O Movimento Ibérico Antinuclear denuncia a decisão da direção da central nuclear de dar folga aos trabalhadores contratados entre segunda e quarta-feira, enquanto decorre a vistoria do Conselho de Segurança Nuclear.
Almaraz
Foto Ministério do Interior/Flickr

Todos os contratados externos que se encontram no recinto de Almaraz para construir o armazém de resíduos que Portugal contesta “foram enviados para casa face à visita dos técnicos do Conselho de Segurança Nuclear”, denunciou esta terça-feira em comunicado o Movimento Ibérico Antinuclear.

Para Francisco Castejon, trata-se de “uma atitude inusitada e demonstrativa do secretismo que rodeia a central”, com a intenção óbvia de que esses trabalhadores não  possam contactar os inspetores e assim passar informação sobre problemas e irregularidades, dias depois que afectou uma bomba de emergência da central nuclear.

Sobre o incidente de dia 17, o coordenador ibérico do MIA diz que “estamos perante mais um evento que afecta os sistemas de salvaguarda da central, mais um indício do seu mau estado”.

 

 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Almaraz - ameaça nuclear, Ambiente
(...)