Está aqui

Almaraz - ameaça nuclear

Cordão humano exige encerramento da central de Almaraz em 2020

Maio 11, 2019

Ambientalistas portugueses e espanhóis manifestaram-se este sábado junto à fronteira para reafirmarem a exigência do fim da central nuclear.

Prolongar o nuclear em Almaraz é um “enorme risco”

Abril 1, 2019

A Comissão Parlamentar de Ambiente está de visita ao rio Tejo em Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Nessa ocasião, Pedro Soares, o deputado bloquista que preside a esta comissão, pronunciou-se sobre os perigos do prolongamento do funcionamento da central para além dos 40 anos.

Movimento anti-nuclear exige não prolongamento do funcionamento de Almaraz

Março 25, 2019

As negociações entre as proprietárias da Central Nuclear de Almaraz foram marcadas por uma disputa sobre lucros. Para o Movimento Ibérico Anti-nuclear, isso que dizer que colocam o dinheiro acima da segurança e, assim, “não têm fiabilidade suficiente para continuar a operar a central nuclear”.

Elétricas espanholas fecham acordo para prolongar central de Almaraz

Março 22, 2019

Iberdrola, Endesa e Naturgy chegaram a acordo para pedirem o prolongamento até 2028 da licença dos reatores da central nuclear mais próxima da fronteira portuguesa.

Almaraz: mais uma década de nuclear?

Março 18, 2019

A central nuclear de Almaraz é uma peça importante a ser jogada pelas principais empresas elétricas de Espanha. Esta terça-feira voltarão a reunir em busca de um acordo sobre o pedido de renovação da licença de exploração que tem de ser feito até 31 de março. O prolongamento da exploração será pelo menos até 2028.

Fechar Almaraz Já - Foto António Cotrim/Lusa (arquivo)

Manifestação pelo encerramento da central de Almaraz

Setembro 7, 2018

Realiza-se em Mérida no Estado Espanhol, esta sexta-feira pelas 18 horas (hora portuguesa), uma manifestação pelo encerramento da central nuclear de Almaraz. Pedro Soares, deputado bloquista e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, estará presente.

Almaraz: Mobilização da opinião pública contra o nuclear é essencial

Junho 25, 2017

Durante a conferência “Almaraz - uma bomba-relógio aqui ao lado”, o deputado bloquista Pedro Soares afirmou que “o dossier Almaraz não está fechado” e frisou que “a produção de eletricidade a partir do nuclear é um obstáculo ao processo de transição energética”.

Em Madrid para fechar Almaraz

Junho 10, 2017

A mobilização ibérica antinuclear de hoje em Madrid tem a importância essencial de não deixar as coisas ao sabor do tempo que as energéticas espanholas e o corrupto PP de Rajoy querem determinar.

Nuclear: brincar com as nossas vidas

Junho 10, 2017

Empresas, governos controlados por empresas e governos subjugados por outros governos, continuam a jogar com as nossas vidas ao permitir a extensão do nuclear na Península Ibérica perante todos os alarmes técnicos e sociais que foram dados nos últimos anos.

Manifestação "Cerrar Almaráz y todas las démas"

Cimeira Ibérica: Manifestantes exigem encerramento de Almaraz

Maio 29, 2017

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda, criticou a ausência de Almaraz na Cimeira Ibérica efrisou que “era bom que se preocupassem com a proteção civil em caso de acidente na central nuclear de Almaraz".

Fechar Almaraz: manif ibérica em Madrid a 10 de junho

Maio 25, 2017

A manifestação ibérica é o próximo passo da luta do movimento antinuclear contra o prolongamento da vida das centrais nucleares espanholas. Estão abertas inscrições para a ida em autocarros desde vários pontos do país.

"Fechar Almaraz já" - Foto António Cotrim/Lusa

Almaraz: Pedro Soares denuncia “bloqueio absoluto” de Espanha em fórum parlamentar

Maio 22, 2017

"Relativamente à declaração final houve um bloqueio absoluto por parte da delegação espanhola em que viesse qualquer menção relativamente a Almaraz", afirmou o presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Pedro Soares.

Exército: explosão em Almaraz afetará 800 mil portugueses em 40 horas

Maio 16, 2017

Um estudo do exército português sobre as consequências de uma explosão na central nuclear de Almaraz calcula que nas primeiras 40 horas a nuvem radioativa vá afetar 800 mil pessoas nos distritos a norte do país.

“Luta pelo fecho de Almaraz é central para a segurança do território e das populações”

Maio 4, 2017

Por iniciativa conjunta da eurodeputada bloquista Marisa Matias e de Xavier Benito, do Podemos, esta quinta-feira teve lugar em Bruxelas o debate "Radiação nuclear não respeita fronteiras".

Novos incidentes em Almaraz preocupam ambientalistas

Abril 10, 2017

A central nuclear de Almaraz teve esta segunda-feira uma nova paragem não programada. Uma das unidades sofreu um incidente no sistema elétrico no sábado.

Para o MIA a "alegada" transparência peca por tardia

Almaraz: MIA critica “transparência” prometida pelo Governo espanhol

Março 2, 2017

O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) considera que a transparência prometida pelo Governo espanhol sobre o armazém de resíduos nucleares, em Almaraz, "não resolve a ilegalidade" da ausência de um estudo de impacto ambiental transfronteiriço.

Almaraz: sem imprensa nem ONG, a visita foi “de cortesia”

Fevereiro 27, 2017

O Movimento Ibérico Antinuclear criticou a visita conjunta das autoridades portuguesas, espanholas e comunitárias à central nuclear.

Almaraz: Ambientalistas criticam retirada da queixa contra Espanha

Fevereiro 21, 2017

"É um grande recuo no cumprimento estrito da legalidade", critica a Zero. Quercus classifica de “insuficiente” o acordo encontrado entre governos de Portugal e Espanha.

Almaraz: Ministro dos Negócios Estrangeiros vai ser ouvido no Parlamento

Fevereiro 15, 2017

A Comissão parlamentar de Ambiente aprovou, por unanimidade, a audição do ministro dos Negócios Estrangeiros, que decorrerá em conjunto com a Comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros sobre a central nuclear de Almaraz.

“Todos os anos a Endesa e a Iberdrola beneficiam de lucros milionários que resultam de uma central muito antiga que já devia estar encerrada... É por essa ganância que se mantém em funcionamento uma central nuclear que já devia estar a fechar”, realçou Jorge Costa

Almaraz: “Não se pode aceitar a atitude da Endesa e da Iberdrola”

Fevereiro 14, 2017

Endesa e Iberdrola recusaram prestar declarações ao parlamento português sobre a central nuclear de Almaraz. Deputado Jorge Costa do Bloco de Esquerda critica: “Endesa e Iberdrola tomaram decisão errada de virar as costas aos representantes do povo português!”

Central nuclear de Almaraz cancela visita de delegação portuguesa

Fevereiro 14, 2017

Ordem dos Engenheiros ia fazer visita para “se inteirar dos desenvolvimentos da anunciada intenção de construção de um depósito de resíduos nucleares”, central cancelou visita da delegação portuguesa sem dar explicações.

cartaz garoña

Central nuclear espanhola pode funcionar até aos 60 anos

Fevereiro 10, 2017

O parecer do Conselho de Segurança Nuclear espanhol abre precedente que pode vir a ser aplicado em Almaraz. Bloco chama Augusto Santos Silva a dar explicações aos deputados.

Central nuclear de Flamanville na Normandia, França – Foto Jean Yves Desfoux/Epa/Lusa

Explosão em central nuclear francesa

Fevereiro 9, 2017

Segundo as autoridades francesas está afastado o risco de contaminação radioativa, mas há cinco pessoas intoxicadas. O acidente relembra-nos os perigos de Almaraz.

"O ministro português do Ambiente está enganado em relação a muitas coisas sobre o nuclear", afirmou António Eloy

Ambientalistas reafirmam intenção de prosseguir a luta para fechar Almaraz

Fevereiro 4, 2017

O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) organizou uma conferência em Lisboa seguida de vigília em frente ao Consulado de Espanha para exigir o encerramento da central nuclear.

Conferência antinuclear reúne sábado em Lisboa

Fevereiro 2, 2017

Com Almaraz na agenda, os ambientalistas portugueses e espanhóis vão também discutir a situação do nuclear em Espanha e França. Eurodeputado do Podemos pediu o veto de Bruxelas à construção do armazém de resíduos em Almaraz.