Almaraz - ameaça nuclear

Almaraz vai armazenar praticamente todos os resíduos das centrais nucleares de Espanha

Julho 29, 2021

Observatório Ibérico de Energia alerta que “esta nova situação é de uma gravidade extrema” e interpela governos de Portugal e Espanha. A central nuclear de Almaraz fica a cerca de 100 quilómetros de Portugal, numa das margens do Tejo.

Espanha renova licenças de exploração da Central Nuclear de Almaraz

Julho 26, 2020

Apesar dos incidentes frequentes, o ministério da Transição Ecológica do Governo espanhol renovou as licenças de exploração para os Grupos I e II da central nuclear de Almaraz em Cáceres, a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa. Notícia publicada no portal Interior do Avesso.

Marisa Matias e José Gusmão voltam a confrontar Bruxelas com o perigo de Almaraz

Julho 1, 2020

No documento endereçado à Comissão Europeia, os eurodeputados do Bloco referem as falhas graves e recorrentes de segurança na central nuclear, que constituem “uma ameaça ambiental e de saúde pública para o Estado Espanhol e para Portugal”.

Central nuclear de Almaraz regista terceiro incidente no espaço de uma semana

Junho 28, 2020

Este sábado, a central, detida pela Iberdrola (53%), Endesa (36%) e Naturgy (11%), informou que o segundo reator parou automaticamente após um dos seus interruptores se ter aberto inesperadamente.

Manifestantes contra o funcionamento da central nuclear de Almaraz em 2017.

Prolongamento da licença de Almaraz é de "extrema gravidade", diz Pro-Tejo

Maio 14, 2020

Para além do aumento da vida útil de uma central nuclear “velha e obsoleta”, o movimento ambientalista manifesta junto do ministro do Ambiente a sua preocupação com o estado do Tejo, onde voltou a encontrar vários focos de poluição.

A central nuclear de Almaraz funciona numa zona de risco sísmico e muito perto da fronteira com Portugal.

Central nuclear de Almaraz com licença para funcionar até 2028

Maio 8, 2020

A central nuclear espanhola instalada numa zona de risco sísmico junto ao rio Tejo e a 110 quilómetros da fronteira com Portugal viu a sua licença prolongada. O Bloco de Esquerda, a par de vários movimentos ambientalistas ibéricos, considera a decisão “um enorme risco”.

Central Nuclear de Almaraz.

Covid-19 põe em causa normal funcionamento de Almaraz

Março 24, 2020

Um terço dos trabalhadores da central nuclear espanhola de Almaraz está em casa. Devido aos constrangimentos por virtude do coronavírus, a recargo de combustível vai ser atrasada, diminuindo-se até lá a potência. O mesmo acontecerá em Ascó.

Central nuclear de Almaraz. Foto do Ministério do Interior espanhol/Flickr.

Movimento ibérico exige encerramento de centrais nucleares

Junho 2, 2019

No IV Fórum Social Mundial Antinuclear, em Madrid, o Movimento Ibérico Antinuclear (MIA), que reúne 50 organizações portuguesas e espanholas, defendeu a necessidade de as centrais nucleares "encerrarem no término das suas licenças", lembrando que a exploração de Almaraz, junto ao rio Tejo, "expira em 2020".

Almaraz quer construir novo depósito de resíduos nucleares

Maio 27, 2019

As empresas elétricas donas da central nuclear dizem que o depósito construído no ano passado estará saturado até 2027.

Cordão humano exige encerramento da central de Almaraz em 2020

Maio 11, 2019

Ambientalistas portugueses e espanhóis manifestaram-se este sábado junto à fronteira para reafirmarem a exigência do fim da central nuclear.

Prolongar o nuclear em Almaraz é um “enorme risco”

Abril 1, 2019

A Comissão Parlamentar de Ambiente está de visita ao rio Tejo em Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Nessa ocasião, Pedro Soares, o deputado bloquista que preside a esta comissão, pronunciou-se sobre os perigos do prolongamento do funcionamento da central para além dos 40 anos.

Movimento anti-nuclear exige não prolongamento do funcionamento de Almaraz

Março 25, 2019

As negociações entre as proprietárias da Central Nuclear de Almaraz foram marcadas por uma disputa sobre lucros. Para o Movimento Ibérico Anti-nuclear, isso que dizer que colocam o dinheiro acima da segurança e, assim, “não têm fiabilidade suficiente para continuar a operar a central nuclear”.

Elétricas espanholas fecham acordo para prolongar central de Almaraz

Março 22, 2019

Iberdrola, Endesa e Naturgy chegaram a acordo para pedirem o prolongamento até 2028 da licença dos reatores da central nuclear mais próxima da fronteira portuguesa.

Almaraz: mais uma década de nuclear?

Março 18, 2019

A central nuclear de Almaraz é uma peça importante a ser jogada pelas principais empresas elétricas de Espanha. Esta terça-feira voltarão a reunir em busca de um acordo sobre o pedido de renovação da licença de exploração que tem de ser feito até 31 de março. O prolongamento da exploração será pelo menos até 2028.

Fechar Almaraz Já - Foto António Cotrim/Lusa (arquivo)

Manifestação pelo encerramento da central de Almaraz

Setembro 7, 2018

Realiza-se em Mérida no Estado Espanhol, esta sexta-feira pelas 18 horas (hora portuguesa), uma manifestação pelo encerramento da central nuclear de Almaraz. Pedro Soares, deputado bloquista e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, estará presente.

Almaraz: Mobilização da opinião pública contra o nuclear é essencial

Junho 25, 2017

Durante a conferência “Almaraz - uma bomba-relógio aqui ao lado”, o deputado bloquista Pedro Soares afirmou que “o dossier Almaraz não está fechado” e frisou que “a produção de eletricidade a partir do nuclear é um obstáculo ao processo de transição energética”.

Em Madrid para fechar Almaraz

Junho 10, 2017

A mobilização ibérica antinuclear de hoje em Madrid tem a importância essencial de não deixar as coisas ao sabor do tempo que as energéticas espanholas e o corrupto PP de Rajoy querem determinar.

Nuclear: brincar com as nossas vidas

Junho 10, 2017

Empresas, governos controlados por empresas e governos subjugados por outros governos, continuam a jogar com as nossas vidas ao permitir a extensão do nuclear na Península Ibérica perante todos os alarmes técnicos e sociais que foram dados nos últimos anos.

Manifestação "Cerrar Almaráz y todas las démas"

Cimeira Ibérica: Manifestantes exigem encerramento de Almaraz

Maio 29, 2017

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda, criticou a ausência de Almaraz na Cimeira Ibérica efrisou que “era bom que se preocupassem com a proteção civil em caso de acidente na central nuclear de Almaraz".

Fechar Almaraz: manif ibérica em Madrid a 10 de junho

Maio 25, 2017

A manifestação ibérica é o próximo passo da luta do movimento antinuclear contra o prolongamento da vida das centrais nucleares espanholas. Estão abertas inscrições para a ida em autocarros desde vários pontos do país.

"Fechar Almaraz já" - Foto António Cotrim/Lusa

Almaraz: Pedro Soares denuncia “bloqueio absoluto” de Espanha em fórum parlamentar

Maio 22, 2017

"Relativamente à declaração final houve um bloqueio absoluto por parte da delegação espanhola em que viesse qualquer menção relativamente a Almaraz", afirmou o presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Pedro Soares.

Exército: explosão em Almaraz afetará 800 mil portugueses em 40 horas

Maio 16, 2017

Um estudo do exército português sobre as consequências de uma explosão na central nuclear de Almaraz calcula que nas primeiras 40 horas a nuvem radioativa vá afetar 800 mil pessoas nos distritos a norte do país.

“Luta pelo fecho de Almaraz é central para a segurança do território e das populações”

Maio 4, 2017

Por iniciativa conjunta da eurodeputada bloquista Marisa Matias e de Xavier Benito, do Podemos, esta quinta-feira teve lugar em Bruxelas o debate "Radiação nuclear não respeita fronteiras".

Novos incidentes em Almaraz preocupam ambientalistas

Abril 10, 2017

A central nuclear de Almaraz teve esta segunda-feira uma nova paragem não programada. Uma das unidades sofreu um incidente no sistema elétrico no sábado.

Para o MIA a "alegada" transparência peca por tardia

Almaraz: MIA critica “transparência” prometida pelo Governo espanhol

Março 2, 2017

O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) considera que a transparência prometida pelo Governo espanhol sobre o armazém de resíduos nucleares, em Almaraz, "não resolve a ilegalidade" da ausência de um estudo de impacto ambiental transfronteiriço.