Pedro Soares

Pedro Soares

Docente universitário IGOT/CEG; dirigente da associação ambientalista URTICA. Dirigente do Bloco de Esquerda

Há um país de operários e operárias fabris, de baixos salários, de precariedade, de habitações sem condições, de apoios sociais indigentes, que não consegue resguardar-se, que está a ir massivamente para o desemprego e que é o país que mais sofre com as crises.

Em tempos, António Costa sonhou e prometeu: Lisboa iria deixar de ter um aeroporto encravado em plena cidade e os terrenos da Portela seriam convertidos num novo parque urbano. Mas, no papel de primeiro-ministro, quais são efetivamente as preocupações de António Costa?

Tal como em relação à violência doméstica, também no ambiente não basta a lei, apesar de ser importante. A aplicação da lei e a administração da justiça encontra estruturas condicionadas por várias formas de conservadorismo.

Mais de metade dos 278 municípios do continente decidiram rejeitar, no todo ou em parte, a transferência de competências da administração central em 2019, no âmbito do chamado processo de descentralização acordado entre PS e PSD.

A assinatura do contrato de expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa cumpre exclusivamente os objetivos e interesses da Vinci/ANA.

O resultado medíocre desta COP24 tem responsáveis, o lóbi dos hidrocarbonetos e os negacionistas das alterações climáticas. Por Pedro Soares

Na manhã de hoje, dia em que o Acordo de Paris faz 3 anos, os trabalhos da COP24 recomeçam sob o espectro do impasse. O poderosíssimo lóbi dos hidrocarbonetos expressou-se sem rodeios. Por Pedro Soares em Katowice.

De forma unilateral, o PS decidiu bloquear uma solução com a esquerda para a crise habitacional. Com a direita, apenas se pode esperar liberalização do mercado.

Procurar garantir o exercício do direito de preferência aos inquilinos quando um imóvel vai ser vendido em conjunto, justificou a iniciativa legislativa do Bloco para assegurar o direito à habitação desses arrendatários.

A devolução do diploma sobre direito de preferência desprotege os inquilinos e ocorre num momento em que a AR está fechada, impedida de responder com a rapidez que a situação exige. PSD e CDS aplaudiram, naturalmente.