Países Baixos

Pormenor de uma ilustração de Alexia Barakou para o Investigate Europe.

França e Países Baixos pressionaram para detenção de crianças que pedem asilo

Fevereiro 13, 2024

O Investigate Europe revela pormenores das atas confidenciais das negociações do Pacto de Migração e Asilo que mostra como estes dois países conseguiram impor a sua posição. ONG e relator da ONU para as migrações dizem que se pode estar a violar a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Governo dos Países Baixos proibido de vender peças para caças israelitas

Fevereiro 12, 2024

O juiz decidiu a favor das organizações humanitárias, considerando que é “inegável” que há “um risco claro” que as peças para caças F-36 vendidas através do país sejam usadas em ações que são “violações graves do direito internacional humanitário” em Gaza.

Femke Halsema

"Países Baixos estão em risco de se tornar um narcoestado", alerta autarca de Amesterdão

Janeiro 6, 2024

A presidente da Câmara de Amesterdão diz que o proibicionismo tornou o seu país num destino para os narcotraficantes lavarem dinheiro, transferindo-o para offshores ou contaminando a economia legal através de negócios imobiliários.

Mais de metade da população dos EUA já vive em estados com canábis legal

Dezembro 20, 2023

A aprovação da lei no Ohio, o projeto piloto nos Países Baixos e a criação do ICAD em Portugal são alguns dos temas em destaque nesta edição do podcast.

Porque é que a extrema-direita ganhou nos Países Baixos?

Dezembro 19, 2023

Alex de Jong analisa como a direita do anterior governo neerlandês apostou em eleições antecipadas polarizadas com os social-democratas centrando-se no tema da imigração. Foi Geert Wilders, que não mudou as suas políticas racistas, quem capitalizou. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Geert Wilders. Foto publicada no Contretemps.

Porque é que a extrema-direita ganhou nos Países Baixos?

Dezembro 10, 2023

A vitória da direita nas recentes eleições neerlandesas não foi uma surpresa. Surpreendente foi o resultado da extrema-direita. Para Geert Wilders, os anos de paciência valeram a pena, enquanto o atual partido de direita apostou em eleições antecipadas polarizadas com a social-democracia e perdeu. Por Alex de Jong.

Extrema-direita europeia regozija-se com vitória nas eleições dos Países Baixos

Novembro 22, 2023

Geert Wilders, o veterano da extrema-direita europeia, conseguiu esta quarta-feira que um projeto islamófobo fosse o mais votado nos Países Baixos.

Frans Timmermans e Geert Wilders a serem entrevistados na sequência do debate eleitoral. Foto de KOEN VAN WEEL/EPA/Lusa.

Países Baixos vão a votos esta quarta-feira

Novembro 21, 2023

A extrema-direita cresce nas sondagens e o principal partido da direita diz que lhe abrirá as portas do próximo governo. A coligação verdes-trabalhistas apela à concentração de votos à esquerda. Quatro maiores partidos estão separados por pouco nas sondagens.

Mark Rutte. Foto de REMKO DE WAAL/EPA/Lusa.

Governo neerlandês caiu por causa da imigração e Rutte abandonou a política

Julho 10, 2023

O primeiro-ministro dos Países Baixos anunciou esta segunda-feira que não voltará à ribalta da política depois de ter tentado endurecer ainda mais a política migratória. Fica agora à frente nas sondagens o partido populista Movimento Agricultor-Cidadão.