Lucros da banca

Lucro amealhado pela Caixa Geral de Depósitos em 2023 cresceu 53% face ao ano anterior. Banco vai entregar ao Estado, seu único acionista, 525 milhões de euros em dividendos.

Os lucros históricos de 2023 deveram-se sobretudo à subida das taxas de juro do Banco Central Europeu. A margem financeira rendeu mais de seis mil milhões de euros à banca privada.

O banco apresentou esta segunda-feira os resultados financeiros de 2023 com lucros de 856 milhões de euros. Diferença entre juros cobrados no crédito e juros pagos nos depósitos disparou para 2.826 milhões de euros.

O partido pretende que o banco público reduza as taxas de crédito à aquisição de habitação própria e permanente. Mariana Mortágua apresentou este domingo as contas que demonstram que a Caixa continuaria a manter lucros positivos e níveis adequados de capitalização.

Pedro Filipe Soares lamentou que PS, PSD, Chega e IL se juntem para defender os banqueiros e os lucros da banca feitos às custas das famílias portuguesas. Bloco quer usar margem da CGD para baixar a taxa de juro cobrada em 1,5 pontos percentuais, aliviando o esforço das famílias.

Entre a recompra de ações e o pagamento de dividendos, o banco vai pagar aos acionistas 1,6 mil milhões de euros ao mesmo tempo que se prepara para despedir 4% do total dos seus trabalhadores.

Os lucros da Caixa estão em níveis recorde ao mesmo tempo que a carga de trabalho cresce, fecham agências e saem trabalhadores. O “emagrecimento cego da estrutura em geral” é “alarmante”, diz a Comissão de Trabalhadores.

Face aos "lucros astronómicos" que a banca portuguesa apresenta, Mariana Mortágua apresentou a proposta para que sejam aumentadas as taxas da Contribuição sobre o Setor Bancário destinadas a cobrir o que o Fundo de Resolução teve de injetar nos bancos aflitos.

Os seis maiores bancos em Portugal lucraram 954,6 milhões de euros no primeiro trimestre, uma subida de 55% face ao período homólogo. Subida das taxas de juro e da diferença entre juros pagos e cobrados pela banca explica este aumento dos lucros.