Está aqui

Luanda Leaks

William Bourdon

Defesa de Rui Pinto vai chamar Snowden e Deltour a testemunhar no julgamento

Fevereiro 15, 2020

Em conferência de imprensa realizada em Lisboa, o advogado do português que expôs os “Luanda Leaks” e “Football Leaks” sublinhou que "não há nenhum lançador de alertas como o Rui Pinto que esteja preso no resto da Europa.

Isabel dos Santos

Portugal congela contas de Isabel dos Santos, Angola arresta imóveis de Kopelipa, Dino e Vicente

Fevereiro 11, 2020

As contas da bilionária angolana no BCP foram congeladas por ordem judicial. Em Luanda, a justiça apreendeu imóveis avaliados em 600 milhões de dólares na posse de figuras próximas do ex-presidente.

Plenário do Parlamento Europeu

Luanda Leaks vai a debate no Parlamento Europeu

Fevereiro 6, 2020

O eurodeputado bloquista José Gusmão questionou a Comissão Europeia sobre as medidas a tomar face ao paraíso fiscal de Malta e outros envolvidos em casos de lavagem de dinheiro. Em Estrasburgo, o Luanda Leaks vai a debate na próxima semana.

Luanda Leaks: João Lourenço afasta negociações com Isabel dos Santos

Fevereiro 3, 2020

Em entrevista à Deutsche Welle, o presidente angolano nega ter Manuel Vicente com seu conselheiro e diz que “processos que estão em tribunal não são negociáveis fora do tribunal”.

Laços de Poder: uma novela produzida entre Portugal e Angola

Fevereiro 2, 2020

Aníbal confia em Zédu, que está impressionado com o José. Miguel gaba o país, mas Joana desconfia e Rui pede desculpa. Pedro finge que não ouve Catarina enquanto Francisco, João e Jorge escrevem toda a verdade. Rafael é preso por dizê-la, assim como Domingos, Luaty, Nuno, Nito, Mbanza, Dito, Drux, Sedrick, Albano, Arante, Samussuku, Nicola, Nelson, Osvaldo, Cheik, Laurinda e Rosa (e muitas outras pessoas).

Efacec: Bloco reúne com trabalhadores e questiona governo sobre futuro da empresa

Janeiro 28, 2020

O deputado José Soeiro esteve reunido com as Comissões de Trabalhadores da Efacec Energia e da Efacec Engenharia. Bloco questionou o governo sobre o futuro da empresa.

Rui Pinto

Rui Pinto assume ser o denunciante dos Luanda Leaks

Janeiro 27, 2020

Os advogados do denunciante do Football Leaks revelaram que foi Rui Pinto a entregar um disco rígido com os dados agora vindos a público. Para Catarina Martins, “é muito difícil compreender que se vá atrás do denunciante com tanta força” enquanto os crimes revelados ficam por investigar em Portugal.

Catarina Martins na entrevista ao Porto Canal

Luanda leaks: “Justiça e governo portugueses devem agir rapidamente”

Janeiro 27, 2020

Em entrevista ao Porto Canal, Catarina Martins alertou para a urgência de o governo português agir face às participações de Isabel dos Santos em empresas estratégicas portuguesas, defendendo que solução devia ser negociada com governo angolano e que essas empresas ganhavam em ter controle público.

Miguel Relvas, ex ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares do governo liderado por Pedro Passos Coelho. Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.

Catarina Martins responde a acusação de Relvas

Janeiro 25, 2020

Acusada pelo ex-governante de ter mentido, a dirigente bloquista responde: “Miguel Relvas foi administrador da Finertec, empresa dirigida por responsáveis da Fundação José Eduardo dos Santos e com acionista escondido off shore. Não me custa corrigir o erro. A acusação é a mesma”. Catarina remete ainda para um artigo da Visão sobre esta empresa.

Miguel Relvas, Paulo Portas, Carlos César e Jerónimo de Sousa. Em fundo: José Eduardo dos Santos

Que diziam os partidos sobre a cleptocracia instalada em Angola?

Janeiro 25, 2020

No final da guerra civil, Angola tornou-se uma terra de grandes oportunidades para alguns. Nessa altura, as críticas da direita e do PS ao regime do MPLA foram substituídas pelos convites ao investimento da elite económica angolana. O PCP manteve-se fiel ao MPLA e só o Bloco apontou sempre o dedo aos cleptocratas do regime. Artigo de Luís Branco.

Fotografia de Miguel Lopes. Lusa.

“É necessário impedir Isabel dos Santos de vender participações e consumar o assalto ao povo angolano”

Janeiro 24, 2020

Esta sexta-feira, a coordenadora do Bloco criticou duramente a forma como os sucessivos governos portugueses e os grandes grupos económicos contribuíram para a espoliação do povo angolano. No seu entender, Isabel dos Santos deve ser impedida de vender as participações em empresas.

Sede da PwC em Toronto

Empresas de auditoria de novo no centro da fraude

Janeiro 24, 2020

PwC, Delloite, Ernst & Young, KPMG e Boston Consulting são algumas das grandes consultoras que ajudaram Isabel dos Santos e Sindika Dokolo a montarem o seu império de mais de 400 empresas em 41 países, incluindo vários paraísos fiscais.

Luanda Leaks: Rui Moreira e a arte de medalhar um ladrão

Janeiro 24, 2020

O Luanda Leaks veio comprovar o que há muito já se sabia. Isabel dos Santos é a figura principal de uma das maiores redes internacionais de crime económico do século XXI, surrupiando durante anos o produto do esforço do povo angolano.

Nuno Ribeiro da Cunha

Gestor de conta de Isabel dos Santos encontrado morto em Lisboa

Janeiro 23, 2020

Nuno Ribeiro da Cunha era diretor do Private Banking do Eurobic, onde geria a conta de Isabel dos Santos. A sua morte ocorreu no dia em que se soube que tinha sido constituído arguido em Angola, no âmbito do inquérito ao desvio de dinheiro da Sonangol.

Bloco aponta “esquecimentos convenientes” do primeiro-ministro sobre Isabel dos Santos

Janeiro 22, 2020

António Costa afirma não ter dado tratamento especial, “nem de favor, nem de desfavor”, à bilionária angolana alvo de investigação por desvio de fundos públicos. Em causa está a intervenção do primeiro-ministro no impasse acionista no BPI em 2016.

Isabel dos Santos

Isabel dos Santos já é arguida em Angola

Janeiro 22, 2020

Em causa neste inquérito estão suspeitas de desvio de fundos na Sonangol. PGR angolano vem a Portugal esta quinta-feira. Em Luanda, Rafael Marques e Luaty Beirão comentaram o Luanda Leaks e a ação da justiça.

Quem são os ex-governantes portugueses nos negócios angolanos?

Janeiro 22, 2020

Além de mobilizar redes de influência, a contratação de ex-governantes portugueses permitiu ao regime de Luanda exibir as credenciais de responsáveis democráticos de Portugal. Não foram só advogados e consultores a apoiar e beneficiar do roubo sistemático do povo de Angola. Artigo de Jorge Costa.

Afinal, de onde vêm os Luanda Leaks?

Janeiro 22, 2020

Os mais de 715 mil documentos sobre os negócios de Isabel dos Santos publicados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação foram entregues por uma plataforma fundada por William Bourdon, advogado que defendeu Assange e defende agora Rui Pinto.

Atuais sociedades de Isabel dos Santos com grandes grupos económicos portugueses.

Os laços de Isabel dos Santos com a elite económica portuguesa

Janeiro 22, 2020

Só explicável pelas características e dificuldades dos próprios processos de formação e acumulação da burguesia portuguesa, este caso é único. Para compreender o Portugal de hoje, é necessário conhecê-lo. (Trechos do livro Os Donos Angolanos de Portugal, de Jorge Costa, Francisco Louçã e João Teixeira Lopes, 2014).

Luanda Leaks: a queda de Isabel dos Santos

Janeiro 22, 2020

Os “Luanda Leaks” vieram expor a forma como Isabel dos Santos e Sindika Dokolo construíram o seu império financeiro, em boa parte graças ao financiamento público resultante da influência política de José Eduardo dos Santos. Os negócios, ruinosos para o Estado angolano, serviram para criar a primeira bilionária africana. Dossier organizado por Luís Branco.

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo

Bloco Porto quer retirar medalha da cidade a marido de Isabel dos Santos

Janeiro 21, 2020

O Bloco de Esquerda vai propor à Assembleia Municipal do Porto que seja retirada a Sindika Dokolo a medalha da cidade, que lhe foi atribuída em 2015, e lembra que foi o único partido que votou contra a proposta de Rui Moreira.

Luanda Leaks: "Foram muitos os cúmplices que fingiam nada saber a troco do acesso ao dinheiro"

Janeiro 21, 2020

Durante a audição ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Pedro Filipe Soares lembrou ainda “que muitas vezes o Bloco ficou sozinho neste Parlamento porque todos os outros partidos recusavam condenar a cleptocracia angolana ou o atropelo a liberdades fundamentais”.

Que é feito da "empresária" Isabel dos Santos?

Janeiro 21, 2020

Uma "grande empresária", assim foi tratada Isabel dos Santos desde que aqui começou a investir a fortuna do petróleo angolano. Artigo de Mariana Mortágua.

Atuais sociedades de Isabel dos Santos com grandes grupos económicos portugueses.

Os laços de Isabel dos Santos com a elite económica portuguesa

Janeiro 20, 2020

Só explicável pelas características e dificuldades dos próprios processos de formação e acumulação da burguesia portuguesa, este caso é único. Para compreender o Portugal de hoje, é necessário conhecê-lo. (Trechos do livro Os Donos Angolanos de Portugal, de Jorge Costa, Francisco Louçã e João Teixeira Lopes, 2014).

O assalto ao povo angolano teve a cumplicidade da elite política e económica portuguesa

Janeiro 20, 2020

À margem de uma visita ao hospital de Torres Vedras, Catarina Martins falou do caso Luanda Leaks. A coordenadora do Bloco destacou o papel dos parceiros de negócios portugueses de Isabel dos Santos como o grupo Sonae, o grupo Amorim e o grupo BPI.