Luís Branco

Luís Branco

Jornalista

O coordenador nacional do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável foi afastado no final do ano. Para o seu lugar foi nomeado António Maia Gonçalves, que coordena a comissão de Ética da secção regional do Norte da Ordem dos Médicos e que já participou na elaboração de propostas do CDS.

A concorrência chinesa nos veículos elétricos e a queda das vendas na Europa fez soar os alarmes da indústria e antever novas ajudas de Estado, apesar dos lucros recorde dos últimos anos. Com a viragem à direita na Alemanha, a transição para mobilidade sustentável ficará mais longe.

Veterano propagandista das mentiras que levaram à invasão do Iraque, foi comissário político de Barroso e Santana em cargos nos media. Desde que ficou com as revistas que pesavam no grupo de Balsemão, acumulou dívidas de milhões ao fisco e à Segurança Social. Luís Delgado é o autor da mais recente crise nos media portugueses e foi condenado com pena suspensa.

O seu “programa de emergência” avança para a privatização dos centros de saúde e entrega milhões à Misericórdia do Porto, através do Hospital da Prelada. Lidera a Ordem dos Médicos do Norte, de onde saíram o novo diretor executivo do SNS e a secretária de Estado da Saúde. A sua empresa já deu trabalho tanto à ministra como à secretária de Estado. Acumula cargos e quotas: saúde privada, seguros de saúde, canábis medicinal.

A atualidade da situação política e social em Cuba é o tema desta entrevista com o sociólogo e historiador Frank García Hernández, editor da revista digital Comunistas e um dos cerca de 800 detidos nas manifestações do ano passado em Cuba.

Numa guerra transmitida em direto e que também se trava nas redes sociais, o jornalismo volta a enfrentar velhos e novos desafios. O Esquerda.net ouviu a opinião de Pedro Caldeira Rodrigues e Diana Andringa.

O fim do sigilo bancário tem estado na agenda do debate parlamentar desde a primeira eleição do Bloco em 1999. As propostas das bancadas da esquerda tiveram sempre o chumbo garantido por parte do PS ou do PSD, consoante estavam no governo ou na oposição. Mas essa insistência acabou por obrigar os governos a promoverem tímidas aberturas à transparência fiscal.

Lifelong pension schemes for former Members of Parliament (MPs), available since 1985, ended twenty years later but with a transitional period to protect those who could have benefitted from it while it was available. Here are the responses of each political party to the debates. By Luís Branco.

O regime de subvenções vitalícias aos ex-titulares de cargos políticos, em vigor desde 1985, acabou vinte anos depois, mas com um regime transitório que protege os que até à data dele podiam beneficiar. Veja aqui como se posicionaram os partidos nos debates que se seguiram.