Luís Branco

Luís Branco

Jornalista

A atualidade da situação política e social em Cuba é o tema desta entrevista com o sociólogo e historiador Frank García Hernández, editor da revista digital Comunistas e um dos cerca de 800 detidos nas manifestações do ano passado em Cuba.

Numa guerra transmitida em direto e que também se trava nas redes sociais, o jornalismo volta a enfrentar velhos e novos desafios. O Esquerda.net ouviu a opinião de Pedro Caldeira Rodrigues e Diana Andringa.

O fim do sigilo bancário tem estado na agenda do debate parlamentar desde a primeira eleição do Bloco em 1999. As propostas das bancadas da esquerda tiveram sempre o chumbo garantido por parte do PS ou do PSD, consoante estavam no governo ou na oposição. Mas essa insistência acabou por obrigar os governos a promoverem tímidas aberturas à transparência fiscal.

Lifelong pension schemes for former Members of Parliament (MPs), available since 1985, ended twenty years later but with a transitional period to protect those who could have benefitted from it while it was available. Here are the responses of each political party to the debates. By Luís Branco.

O regime de subvenções vitalícias aos ex-titulares de cargos políticos, em vigor desde 1985, acabou vinte anos depois, mas com um regime transitório que protege os que até à data dele podiam beneficiar. Veja aqui como se posicionaram os partidos nos debates que se seguiram.

Mais do que fruto de incompetência, este crash em cadeia dos serviços públicos online é a consequência dos cortes. Para este Governo, um melhor acesso aos serviços não passa de uma “gordura do Estado”.

Com lançamento marcado para esta terça-feira, o livro “Jogos de Poder” – uma investigação jornalística de Paulo Pena editada pela Esfera dos Livros – percorre os anos da crise financeira. E mostra-nos como a fatura do colapso de um sistema comandado pela banca privada acabou por vir parar aos bolsos dos contribuintes. Por Luís Branco.

A Economist da semana passada chama a atenção para o testemunho de John Sopko, o Inspetor Geral para a Reconstrução do Afeganistão, acerca do resultado das operações de erradicação das plantações de ópio: 10 mil milhões de dólares desperdiçados dão o título à notícia.

A poucas semanas das eleições, Passos Coelho prometeu ir ver se será possível "desonerar salários e pensões" em 2016. Ou seja, quando os eleitores que enganou em 2011 lhe derem um novo mandato para continuar a governar ao contrário do que prometeu.