Está aqui

Cabo Delgado

Credit Suisse admite culpa no caso das dívidas ocultas de Moçambique

Outubro 24, 2021

O banco assumiu na semana passada que o empréstimo da Ematum foi “fraudulento" e pagará 475 milhões de dólares em multas. No entanto, o Credit Suisse apenas irá cancelar 200 milhões de dólares dos 390 milhões ainda em dívida por Moçambique.

O que está a acontecer em Cabo Delgado?

Setembro 25, 2021

Sessão com Mariana Carneiro subordinada ao tema "O que está a acontecer em Cabo Delgado?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Cabo Delgado: Número de crianças sozinhas a fugir do conflito aumenta 40% num mês

Agosto 11, 2021

A Save the Children apela a todas as partes, incluindo as forças internacionais recém-chegadas, no sentido de garantirem a proteção das crianças em Cabo Delgado. A organização não governamental destaca “o impacto devastador do conflito em curso em Moçambique” sobre os mais novos.

Cabo Delgado: OMR desmente linha oficial do presidente Nyusi e apela a diálogo

Agosto 10, 2021

Observatório do Meio Rural demonstra que, ao contrário do que tem vindo a alegar o governo moçambicano, secundado pelo ministro português Augusto Santos Silva, a insurgência é quase inteiramente moçambicana, os líderes são conhecidos e existem canais de comunicação.

Cabo Delgado: Falta debate alargado sobre conflito

Agosto 2, 2021

O Presidente de Moçambique fez um longo comunicado à Nação, lido a partir de teleponto e sem direito a perguntas. Para complexos problemas importa multiplicar mecanismos de reflexão. Em vez de longos monólogos, sugere-se a constituição de fóruns e debates alargados, envolvendo as várias forças vivas da sociedade. Por João Feijó.

Gás da Total é "maldição" de Cabo Delgado

Agosto 1, 2021

Projeto multimilionário da Total contrasta com a pobreza extrema na província. O combate à insurgência tem uma prioridade: defender os negócios da multinacional, seja financiando as forças ruandesas do criminoso Kabandana ou contratando mercenários. Por Mariana Carneiro.

Cabo Delgado: Santos Silva engoliu a cassete de Maputo

Julho 30, 2021

Augusto Santos Silva afirmou que não podia deixar passar em claro as declarações do Bloco sobre Cabo Delgado. O que não podemos deixar passar, senhor ministro, é os interesses económicos se sobreporem aos direitos humanos e a comunidade internacional continuar a assobiar para o lado.

Pegasus: Ruanda utilizou software contra mais de 3.500 ativistas, jornalistas e figuras políticas

Julho 25, 2021

O presidente da África do Sul e a filha de Paul Rusesabagina estão entre os alvos. Joseph Hanlon alerta que a entrada da tropa ruandesa em Cabo Delgado, Moçambique, faz parte de “um pacote que inclui espionagem e ataques a oponentes do presidente ruandês Paul Kagame”.

Conflito armado em Cabo Delgado não travou “apetites dos interesses mineiros”

Julho 25, 2021

Centro de Integridade Pública de Moçambique revela que os pedidos de concessões mineiras aumentam à medida que intensifica o conflito. Bem como aumenta a opacidade em relação aos seus beneficiários finais. Boa parte das concessões estão nas mãos da elite política moçambicana.

Cabo Delgado: Stress mental severo e angústia entre as mais de 364 mil crianças deslocadas

Julho 3, 2021

Pelo menos 51 crianças, a maioria meninas, foram raptadas nos últimos 12 meses. De acordo com a Save the Children, choro constante e perda da vontade de comer e brincar são alguns dos sintomas das crianças deslocadas.

Cabo Delgado: “Pior cenário é Moçambique transformar-se no Afeganistão”

Junho 20, 2021

O papel do FMI, do Banco Mundial, das multinacionais e das grandes potências estrangeiras em Moçambique, o sistema clientelista e a corrupção generalizada no país são alguns dos temas que abordámos nesta entrevista com Joseph Hanlon. Por Mariana Carneiro.

Cabo Delgado: “As mulheres são totalmente despojadas da sua dignidade”

Junho 12, 2021

Conceição Osório, responsável pela área de investigação na WLSA Moçambique, fala sobre as consequências da radicalização religiosa na vida das mulheres e explica por que é que o impacto da exploração dos recursos naturais as atinge de forma mais gravosa. Por Mariana Carneiro.

Cabo Delgado: "É preciso parar a guerra"

Maio 28, 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, o historiador Yussuf Adam diz que, “naturalmente, a situação em Cabo Delgado tem a ver com o imperialismo e com o capitalismo”. E alerta que, independentemente das discussões ideológicas, "se não pararmos a guerra, não teremos nenhum sucesso”. Por Mariana Carneiro.

Cabo Delgado: “Este não é um problema de religiões, é um problema socioeconómico”

Maio 18, 2021

Abudo Gafuro Manana é um dos membros fundadores da Kuendeleya, uma associação inter-religiosa de jovens de Pemba. Foi este coletivo, atualmente com 132 membros, que ajudou no desembarque e assistência aos primeiros deslocados que chegaram à capital da província. Por Mariana Carneiro

Médicos sem Fronteiras: “Cabo Delgado é uma crise humanitária negligenciada”

Maio 13, 2021

Organização denuncia “restrições significativas” à resposta humanitária e aponta que “o atual enfoque no ‘terrorismo’ serve claramente os interesses políticos e económicos daqueles que intervêm em Moçambique”, à custa de “salvar vidas e aliviar o imenso sofrimento” do povo.

Cabo Delgado: “A prioridade tem de ser o povo, não os investimentos”

Maio 11, 2021

Cídia Chissungo coordena a campanha nacional #CaboDelgado_também_é_Moçambique. A jovem ativista moçambicana falou ao Esquerda.net sobre esta iniciativa e sobre as expetativas dos jovens em relação à resolução do conflito e ao desenvolvimento económico e social do país. Por Mariana Carneiro.

“A vergonha de Cabo Delgado é vergonha de Moçambique e do mundo todo”

Maio 10, 2021

O bispo Alberto Arejula, presidente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz, deixa “um olhar crítico aos projetos de gás e petróleo” e frisa que a atuação do Governo leva a crer “que a primazia do Estado é defender os lucros e bem-estar para um pequeno punhado de gente já abastada”.

Fidel Terenciano, professor e investigador de Pemba

Cabo Delgado: “Pemba está uma catástrofe”

Maio 4, 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Fidel Terenciano, professor e investigador da capital de Cabo Delgado, descreve a situação desoladora que se vive no terreno, fala sobre as origens do conflito e aponta caminhos para uma possível solução para o problema. Por Mariana Carneiro.

João Feijó

Cabo Delgado: “A melhor estratégia de contrainsurgência é gerar empregos e desenvolvimento”

Abril 26, 2021

O Esquerda.net falou com o coordenador do conselho técnico do Observatório do Meio Rural de Moçambique, que está em Pemba. João Feijó deu-nos o seu testemunho sobre a realidade no terreno. Por Mariana Carneiro.

Cabo Delgado: para lá das explicações simplistas

Abril 20, 2021

As explicações mais comuns do conflito em Cabo Delgado não fazem justiça à articulação de motivações e interesses que lhe está subjacente.

Cabo Delgado: “Os direitos e as liberdades estão suspensos”

Abril 15, 2021

A jornalista Fátima Mimbire denunciou ao Esquerda.net a tentativa de controlo dos media e a perseguição aos jornalistas. E defendeu que os interesses económicos que convergem em Cabo Delgado “encontraram na província um terreno fértil em conflitos que enviesa a compreensão sobre o fenómeno”. Por Mariana Carneiro.

Diretor da Cáritas em Pemba: “Tenho medo que cheguem e nos ataquem”

Abril 14, 2021

De Pemba chegam os relatos dos deslocados sobre as atrocidades cometidas contra as populações. Manuel Nota alerta que, mediante um ataque, não haverá saída possível. Estudo da Pangeas-Risk prevê que Palma voltará a ser alvo de ataques nas próximas semanas.

Cabo Delgado: Ex-bispo de Pemba ameaçado de morte pelo governo moçambicano

Abril 13, 2021

Luiz Fernando Lisboa conta que “Maputo negou a guerra desde o início” e quando o conflito e o perigo se tornaram evidentes “proibiu que se falasse sobre o assunto”. Questionado sobre o que está a acontecer em Cabo Delgado, foi perentório: “Recursos, multinacionais e guerras”.

Cabo Delgado: o que faz o neocolonialismo

Abril 11, 2021

A atenção internacional só foi captada a partir do momento em que se verificaram lesados estrangeiros - sete mortos no ataque terrorista em Palma, levando-nos a questionar se há preocupação com as vidas moçambicanas quando não se colocam questões de conflito geopolítico.

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

Abril 11, 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.