Está aqui

Cabo Delgado

Fidel Terenciano, professor e investigador de Pemba

Cabo Delgado: “Pemba está uma catástrofe”

Maio 4, 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Fidel Terenciano, professor e investigador da capital de Cabo Delgado, descreve a situação desoladora que se vive no terreno, fala sobre as origens do conflito e aponta caminhos para uma possível solução para o problema. Por Mariana Carneiro.

João Feijó

Cabo Delgado: “A melhor estratégia de contrainsurgência é gerar empregos e desenvolvimento”

Abril 26, 2021

O Esquerda.net falou com o coordenador do conselho técnico do Observatório do Meio Rural de Moçambique, que está em Pemba. João Feijó deu-nos o seu testemunho sobre a realidade no terreno. Por Mariana Carneiro.

Cabo Delgado: para lá das explicações simplistas

Abril 20, 2021

As explicações mais comuns do conflito em Cabo Delgado não fazem justiça à articulação de motivações e interesses que lhe está subjacente.

Cabo Delgado: “Os direitos e as liberdades estão suspensos”

Abril 15, 2021

A jornalista Fátima Mimbire denunciou ao Esquerda.net a tentativa de controlo dos media e a perseguição aos jornalistas. E defendeu que os interesses económicos que convergem em Cabo Delgado “encontraram na província um terreno fértil em conflitos que enviesa a compreensão sobre o fenómeno”. Por Mariana Carneiro.

Diretor da Cáritas em Pemba: “Tenho medo que cheguem e nos ataquem”

Abril 14, 2021

De Pemba chegam os relatos dos deslocados sobre as atrocidades cometidas contra as populações. Manuel Nota alerta que, mediante um ataque, não haverá saída possível. Estudo da Pangeas-Risk prevê que Palma voltará a ser alvo de ataques nas próximas semanas.

Cabo Delgado: Ex-bispo de Pemba ameaçado de morte pelo governo moçambicano

Abril 13, 2021

Luiz Fernando Lisboa conta que “Maputo negou a guerra desde o início” e quando o conflito e o perigo se tornaram evidentes “proibiu que se falasse sobre o assunto”. Questionado sobre o que está a acontecer em Cabo Delgado, foi perentório: “Recursos, multinacionais e guerras”.

Cabo Delgado: o que faz o neocolonialismo

Abril 11, 2021

A atenção internacional só foi captada a partir do momento em que se verificaram lesados estrangeiros - sete mortos no ataque terrorista em Palma, levando-nos a questionar se há preocupação com as vidas moçambicanas quando não se colocam questões de conflito geopolítico.

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

Abril 11, 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Sergio Chichava

Cabo Delgado: “O Al Shabaab aproveita-se de jovens em situação de desespero”

Abril 7, 2021

O Esquerda.net falou com Sergio Chichava, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Económicos de Moçambique, sobre a situação em Cabo Delgado, o surgimento do grupo terrorista no país, as suas motivações e fontes de recrutamento e as soluções para o conflito. Por Mariana Carneiro.

Cabo Delgado: “Há gente a lucrar no meio do caos e desordem”

Abril 4, 2021

Edson Cortez, do Centro de Integridade Pública de Moçambique, alerta para o drama dos deslocados e a forma como as populações estão encurraladas entre Al-Shabaab, mercenários e forças de segurança. E explica como as multinacionais estão habituadas a operar em contexto de guerra.

Moçambique: Amnistia Internacional denuncia impunidade de “todos os atores”

Abril 1, 2021

Forças armadas, grupos insurgentes e paramilitares privados “têm agido com total impunidade”, mesmo antes dos recentes ataques, denuncia a ONG. Mas o Presidente moçambicano continua a desvalorizar a gravidade dos ataques.

Cabo Delgado: Marisa defende que UE não tem assumido a sua responsabilidade

Março 31, 2021

Marisa Matias sublinha que “talvez os Estados estivessem mais libertos para agir” caso não existissem multinacionais neste território que se dedicam “à extração dos recursos naturais de forma absolutamente predadora”.

Moçambique: Dezenas de pessoas continuam desaparecidas após ataque a Palma

Março 30, 2021

O Guardian descreve “um cerco brutal de dias de duração e emboscadas mortais contra os fugitivos”. O ataque contra a cidade, localizada perto do campo de gás da empresa de energia francesa Total, foi reivindicado pelo Daesh. Portugal vai enviar 60 militares para Moçambique.

Até quando vamos fingir que não há uma crise humanitária muito grave em Cabo Delgado?

Março 26, 2021

O que está a suceder, no momento atual, na província do norte de Moçambique de Cabo Delgado, ou Cabo Esquecido como alguns já o referem, pode ser visto como um dos exemplos de tudo o que representou a colonização e a pós-descolonização.

Bloco questiona Governo sobre crise humanitária em Moçambique

Março 23, 2021

O norte da província de Cabo Delgado, em Moçambique, tem sido alvo de diversos ataques e assassinatos. Mais de 700 mil pessoas foram obrigadas a sair de suas casas. O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre esta crise humanitária e o apoio que o Estado Português poderá  providenciar. 

"O mundo não tem ideia do que está a acontecer", dizia em 2020 o ainda então Bispo de Cabo Delgado Luiz Fernando Lisboa.

Organizações alertam para perseguição de ativistas em Moçambique

Março 2, 2021

As redes sociais estarão a ser utilizadas por pessoas próximas do poder para discursos de incitação ao ódio e à violência contra pessoas e organizações que critiquem publicamente o governo.

“Temos uma visão bastante incompleta do que está a acontecer em Cabo Delgado”

Janeiro 14, 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Eric Morier-Genoud, professor da Universidade de Queen’s Belfast, alerta que a situação humanitária é “grave e complexa, agravada por um surto de cólera e de Covid-19”, e “arrisca agravar-se mais”. Há ainda “receio de que haja uma expansão da guerra” para outras províncias. Por Mariana Carneiro.

Campo de deslocados de Manono, Metuge, Moçambique 22 de julho de 2020. Foto de RICARDO FRANCO/Lusa.

Cabo Delgado: ataques intensificam crise sanitária

Dezembro 23, 2020

641 profissionais de saúde abandonaram os postos de trabalho devido à violência. A semana passada mais dez pessoas morreram devido a ataques do Daesh. Estes causaram já mais de duas mil mortes e 560 mil deslocados.

Moçambique: ataques no centro do país provocam mais 7.780 deslocados

Outubro 12, 2020

À crise humanitária em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, juntam-se agora ataques armados no centro do país por parte de dissidentes da Renamo.