Está aqui

Alexandra Vieira

Professora. Dirigente e deputada do Bloco de Esquerda

Artigos do Autor(a)

27 de Maio, 2021 - 22:02h

Como contributo sintético à reflexão e ao debate e tendo em vista a elaboração de proposta, nesta reflexão identificam-se quatro questões consideradas mais relevantes e que se situam na base do que mais faz falta à educação ou dito de outro modo, o que é mais urgente mudar.

22 de Abril, 2021 - 20:05h

Numa iniciativa popular, o Parlamento Regional da Galiza aprova, em 2014, a Lei Paz Andrade, por unanimidade, formalizando desta forma um instrumento para a reaproximação entre o galego e a língua portuguesa. A questão é a de saber que relevância dá o governo português a esta vontade do povo galego.

26 de Março, 2021 - 21:32h

O que está a suceder, no momento atual, na província do norte de Moçambique de Cabo Delgado, ou Cabo Esquecido como alguns já o referem, pode ser visto como um dos exemplos de tudo o que representou a colonização e a pós-descolonização.

28 de Fevereiro, 2021 - 09:28h

No momento em que vivemos um segundo confinamento e em que as escolas estão novamente encerradas, destacamos o direito à alimentação das crianças e jovens abrangidos pela Ação Social Escolar e que têm acesso a refeições nas escolas.

29 de Janeiro, 2021 - 16:28h

A necessidade, apresentada como premente, de generalizar a utilização das tecnologias digitais é recorrente no discurso político e nas medidas de política educativa, com referência às suas múltiplas virtualidades, nas quais se destaca a desburocratização dos processos.

2 de Janeiro, 2021 - 09:39h

As análises sérias e de caráter científico, feitas pelos especialistas da Ciências da Educação, relativizam os testes internacionais e há muito que perguntam sobre a utilidade destes instrumentos.

3 de Dezembro, 2020 - 21:13h

Fica sempre bem a um Governo e a um Ministério da Educação serem arautos de um pomposo Plano Nacional para Literacia Democrática, seja lá o que isso significa. No entanto, não seria melhor começar por dar um bom exemplo?

6 de Novembro, 2020 - 13:30h

O ardiloso sistema de colocação de professores, que se vira contra ele próprio, tem contornos kafquianos e antecipa o problema real e anunciado da falta de professores na Escola Pública e em todo o sistema educativo.

8 de Outubro, 2020 - 20:25h

Afigura-se como essencial a desconstrução crítica das orientações da Comissão Europeia, quer no que ao Ensino Profissional diz respeito, quer às políticas para a juventude.

17 de Setembro, 2020 - 19:57h

Fica a dúvida se os filhos dos emigrantes portugueses são menos alunos que os alunos portugueses.

Páginas