É uma medida que se justifica por motivos de justiça social e eficiência económica. As empresas com mais poder de mercado aproveitam o ruído no sistema de preços para aumentarem as suas margens e lucros e esse aumento das margens gera ainda mais inflação.
Para os trabalhadores e classes populares, em Portugal e não só, o risco que se apresenta é o de um triplo embate: inflação, subida dos juros e risco de recessão. Por Alexandre Abreu.
As visões para o futuro do padrão de especialização da economia portuguesa são diversas e apontam em diferentes direções. Importa por isso discutir o que se pretende alcançar com a qualificação produtiva e qual a direção que queremos que esta assuma. Por Alexandre Abreu.
A resolução da contradição fundamental entre as muitas necessidades por satisfazer em todo o planeta e os vários limites planetários já infringidos exige a substituição da lógica anárquica da produção capitalista pela determinação democrática das prioridades sociais e dos recursos a afetar.