Está aqui

Andreia Galvão

Estudante e ativista da Greve Climática Estudantil.

Artigos do Autor(a)

13 de Setembro, 2022 - 22:39h

O movimento climático mainstream reconhece que instrumentalizamos e capitalizamos absolutamente a nossa relação com o meio ambiente. No entanto, falha ainda em reconhecer a instrumentalização de pessoas que se banalizou através dos sistemas coloniais.

25 de Maio, 2022 - 21:32h

A radicalidade do aventureirismo solitário não integra a atual situação da luta de classes na nossa sociedade. O fascínio pelas soluções fáceis é contrastado pela aridez da realidade: afinal, para construir força social é mesmo preciso trilhar caminho. Por Andreia Galvão.

19 de Abril, 2022 - 11:37h

O movimento da negritude deve delinear lições importantes para as movimentações antirracistas na atualidade, desde a necessidade e possibilidade de unidade para a luta política, como a importância da natureza das relações sobre os quais estes laços sociais e de luta se estabelecem.

5 de Abril, 2022 - 22:32h

A menos de duas semanas das eleições presidenciais, a vitória, que se adivinhava disputada, passou a ser tomada como garantida. A Guerra na Ucrânia atirou a direita francesa para os braços de Macron, o estadista, que não recusou o convite. Num tempo em que a imigração é pauta fundamental, qual a visão dos candidatos ao Palácio do Eliseu?

4 de Março, 2022 - 22:43h

Porque não foi e não é estendida a mesma solidariedade a todas as vítimas de guerra, às que morrem no Mediterrâneo, às que são impedidas de encontrar refúgio em solo europeu, às que sofreram as guerras pelo petróleo, pelos interesses económicos das elites.

17 de Fevereiro, 2022 - 11:13h

A direita europeia muitas vezes não se opõe diretamente a nenhuma etnia nem usa tão flagrantemente um discurso xenófobo, mas utiliza um discurso que apela à manutenção da identidade nacional.

11 de Fevereiro, 2022 - 15:22h

Quando se quer falar de monopólios energéticos, da falta de recursos para fazer a transição climática e garantir trabalho digno, da impossibilidade de crescer indefinidamente sobre recursos finitos, quando se quer tocar onde doí - aí a direita não toca. E esse é o programa da Esquerda.

1 de Novembro, 2021 - 10:59h

Os países que têm sido mais vigorosos na defesa da conexão UE-Mercosul são Espanha e Portugal. Irónico que seja um país como o nosso tão aparentemente comprometido com a resolução da crise climática. O espaço entre a retórica e a ação torna-se, a cada dia, mais incomportável.

15 de Outubro, 2021 - 17:24h

Olhar para a crise climática sem apresentar uma lente intersecional para a crise em questão é falhar em apresentar propostas políticas que colmatem as grandes dificuldades das comunidades que estão na linha-da-frente da crise climática.

2 de Outubro, 2021 - 11:50h

A reflexão e a filosofia são indissociáveis da prática política. De que outro modo podemos evidenciar as ideias inerentes ao nosso sistema e as nossas vidas, que foram secularmente neutralizadas, normalizadas e enraizadas como inerentes à essência humana?

Páginas