Está aqui

Andreia Galvão

Estudante e ativista da Greve Climática Estudantil.

Artigos do Autor(a)

15 de Outubro, 2021 - 17:24h

Olhar para a crise climática sem apresentar uma lente intersecional para a crise em questão é falhar em apresentar propostas políticas que colmatem as grandes dificuldades das comunidades que estão na linha-da-frente da crise climática.

2 de Outubro, 2021 - 11:50h

A reflexão e a filosofia são indissociáveis da prática política. De que outro modo podemos evidenciar as ideias inerentes ao nosso sistema e as nossas vidas, que foram secularmente neutralizadas, normalizadas e enraizadas como inerentes à essência humana?

13 de Setembro, 2021 - 19:57h

Estes dois anos de desespero, insegurança, medo e instabilidade marcaram o mundo que conhecemos e a forma como conhecemos o mundo. O COVID-19 deixou a nu as engrenagens do capitalismo.

5 de Julho, 2021 - 09:56h

Diversos fenómenos nos últimos dias têm aprofundado o agudizar da consciência social sobre a crise climática. Na última semana dezenas de pessoas morreram no Canadá no meio a uma onda de calor sem precedentes que bateu recordes de temperatura.

11 de Abril, 2021 - 17:29h

A atenção internacional só foi captada a partir do momento em que se verificaram lesados estrangeiros - sete mortos no ataque terrorista em Palma, levando-nos a questionar se há preocupação com as vidas moçambicanas quando não se colocam questões de conflito geopolítico.

21 de Março, 2021 - 17:01h

Hoje celebramos o dia internacional contra a discriminação racial. E estamos cansadas - já sofremos estas discriminações há demasiado tempo. E não toleraremos mais nenhuma.

20 de Fevereiro, 2021 - 17:00h

Há um momento, na vida de todas as crianças afro-descendentes, em que descobrimos o que o mundo nos traduz como uma verdade penosa sobre nós próprios.

25 de Janeiro, 2021 - 21:30h

A nova versão de Gossip Girl promete um elenco LGBT+, a participação de atores e atrizes afro-americanos, todo o espectro identitário necessário para legitimar um projeto desta magnitude. Mas até que ponto a nossa sociedade precisa de ver esta história contada? Por Andreia Galvão

16 de Novembro, 2020 - 12:59h

Só a partir deste compromisso real com a destruição das estruturas supremacistas na nossa sociedade, que nasce de uma postura conscientemente crítica, será possível emancipação social e a construção de um país ativamente antirracista. Por Andreia Galvão

1 de Novembro, 2020 - 16:56h

Somos jovens que cresceram num período em que o tempo conta como uma bomba-relógio. O caos da emergência climática agudiza todas as grandes dificuldades das nossas vidas - torna mais difícil viver nas nossas cidades, torna mais difícil estudar, amar quem quisermos.

Páginas