BPN: A fraude do século

Terminou a comissão de inquérito ao caso BPN, mas muitas questões ficaram sem resposta e a investigação judicial ainda continua. Neste dossier, Esquerda.net junta algumas das peças do puzzle. Dossier coordenado por Carla Luís e Luis Leiria.

Oliveira e Costa estava preso preventivamente quando foi depor à Comissão Parlamentar de Inquérito ao escândalo do BPN. Nestes vídeos assistimos a alguns dos momentos marcantes desse depoimento, com o antigo banqueiro e secretário de Estado de Cavaco Silva a revelar talento para o drama e para a comédia.

O Presidente da República divulgou esta quinta-feira um comunicado em resposta às declarações de Mário Soares, afirmando que a única relação que teve com o BPN e as suas empresas foi "a de depositante para aplicação de poupanças". Mas Cavaco Silva deteve mais de 105 mil ações da SLN, vendidas em 2003 a Oliveira e Costa com 140% de valorização.

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) deduziu acusação a nove arguidos numa das investigações aos negócios do BPN. A imprensa dá conta que um deles é Arlindo de Carvalho, o ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva que foi depois dirigente do PSD.

Bloco de Esquerda quer saber os motivos que levaram o ministério de Vítor Gaspar a conceder um empréstimo milionário às sociedades formadas para gerir o lixo tóxico do BPN, a Parvalorem e a Parups, e as respetivas condições.

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, disse na AR que Franquelim Alves foi um dos que “ajudou a desmascarar” as fraudes do BPN e invocou uma carta que este teria escrito em 2 de junho de 2008. Na verdade, a carta não é dele mas da administração da SLN e não é uma denúncia, mas resposta a pedido de esclarecimentos do Banco de Portugal. A deputada Mariana Aiveca do Bloco diz ao ministro que só lhe resta uma solução: demitir Franquelim Alves.

Um dia depois de se mostrar “chocado” com nomeação de Franquelim Alves, o CDS acaba por ser o partido a dar a cara pela escolha do Governo e a anunciar pretensão da maioria em impedir audição do ministro da economia. Bloco diz que irá levar "até às últimas consequências" a necessidade de ouvir o ministro.

O Bloco de Esquerda está "escandalizado" com a nomeação do ex-administrador da SLN/BPN e requereu, com caráter de urgência, a presença do ministro Álvaro Santos Pereira na Comissão de Economia e Obras Públicas para prestar esclarecimentos.

Franquelim Alves, novo Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, foi administrador do grupo SLN e não avisou o Banco de Portugal quando se deparou com as fraudes. Enquanto o buraco do BPN não pára de crescer, um ex-administrador volta ao governo e o ministro Relvas passeia-se com outro, Dias Loureiro.

No caso BPN, sempre a perigosa promiscuidade entre certos círculos políticos e os grupos financeiros do costume. Promiscuidade e impunidade fotografadas no Copacabana Palace: Relvas, Arnaut e Dias Loureiro, juntos e ao vivo, na passagem do ano carioca.