Está aqui

Bloco vota contra relatório da Comissão de Inquérito ao BPN

João Semedo afirmou que votará contra o relatório da comissão parlamentar de inquérito ao BPN, porque ele não evidencia que a venda ao BIC beneficiou o comprador, nem evidencia a importância das motivações políticas na venda.
João Semedo vota contra relatório não evidencia que a venda ao BPI beneficiou o comprador, nem evidencia a importância das motivações políticas na venda.

A comissão parlamentar de inquérito sobre a nacionalização e privatização do Banco Português de Negócios (BPN), decidiu nesta quinta feira, por consenso, adiar para a próxima semana a votação final do relatório de conclusões. Apesar deste adiamento, o deputado João Semedo assumiu já que votará contra o relatório da comissão.

Segundo a agência Lusa, o deputado do Bloco de Esquerda considera que o relatório “não evidencia que o resultado final da operação de venda [do BPN ao BIC por 40 milhões de euros] se traduziu num benefício do comprador”.

João Semedo salientou, em segundo lugar, que “o Bloco de Esquerda entende que o relatório não evidencia a importância e o papel que as razões e as motivações políticas tiveram na conclusão de operação de venda”.

João Semedo já tinha denunciado, em conferência de imprensa realizada a 31 de outubro, que em julho de 2011 existiram duas avaliações, realizadas pela Caixa BI e pela Deloitte, indicando que o BPN valia na altura 110 milhões de euros, mas foi vendido ao BIC por 40 milhões. O deputado do Bloco, que entregou 40 propostas de alteração ao relatório final da comissão de inquérito, denunciou também a ocultação das avaliações à comissão de inquérito e exigiu explicações a Passos Coelho.

Na reunião da comissão de inquérito desta quinta feira, o deputado João Semedo salientou ainda: “Não é nenhum drama nem nenhum fracasso da democracia que o relatório não possa ser aprovado por todos. Em nome do prestígio do Parlamento, não me sinto na obrigação de violentar as minhas convicções políticas sobre o relatório”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados BPN: A fraude do século, Política
(...)