Daniel Bensaid (1946-2010)

12 de janeiro 2010 - 12:42
PARTILHAR

Daniel Bensaid foi um dos mais importantes pensadores revolucionários do último século. Foto planetaroig/FlickrFaleceu esta terça Daniel Bensaid, filósofo, militante político e um dos mais importantes pensadores revolucionários dos anos do combate ao Império. O esquerda.net publica dois artigos de Bensaid, inéditos em português.

 

Nascido em Toulouse há 64 anos, foi um dos dirigentes mais destacados do Maio de 68, sendo um dos iniciadores do Movimento 22 de Março, ao lado de Cohn Bendit e de outros activistas.

Fundador da LCR francesa e depois do NPA (Novo Partido Anticapitalista), Bensaid acompanhou directamente a revolução portuguesa colaborando com a LCI e PSR e participando em comícios e outras actividades políticas nos anos de 1974 e 1975 e posteriores. Teve uma intensa cooperação com o Bloco de Esquerda desde a sua criação.



Publicou vários livros de ensaio político, de debate e de filosofia, sobretudo sobre Karl Marx, Walter Benjamim e o pensamento socialista contemporâneo, e afirmou-se como um dos mais importantes pensadores revolucionários dos anos do combate ao Império, à guerra e ao liberalismo selvagem que é o capitalismo realmente existente.



Foi também um amigo e um camarada, e lamento profundamente o seu desaparecimento. A paciência impaciente das suas ideias é um convite à resistência e à rebeldia: assim foi Daniel Bensaid, até ao fim, na luta contra a doença como na luta pela vida toda.



Francisco Louçã

 


Leia aqui dois textos recentes de Daniel Bensaid, inéditos em português:

 

"Marx e as Crises", publicado em 2009 como introdução a uma recolha de textos de Karl Marx sobre as crises.

"E depois de Keynes?", publicado na revista Viento Sur, 2009

 

 

Termos relacionados: Internacional