Está aqui

Rapper Valtònyc refugiou-se na Bélgica

Rapper refugiou-se na Bélgica para escapar à detenção e preparar a sua defesa. Estado Espanhol condenou-o a três anos e meio de prisão por ofensas à monarquia espanhola e exaltação do terrorismo.
Rapper Valtònyc refugiou-se na Bélgica

Valtònyc, o rapper do Estado Espanhol condenado a três anos e meio de prisão por exaltação do terrorismo e injúrias à monarquia, refugiou-se na Bélgica para evitar a sua detenção e preparar a defesa. A notícia da sua estadia na Bélgica, onde se encontra há duas semanas, coincidiu com a organização de um evento no Parlamento Europeu sobre liberdade de expressão e de imprensa, onde se irá fazer referência ao seu processo.

O artista, cujo nome real é Josep Miquel Arenas, foi condenado por incentivo ao terrorismo e calúnias, ameaças e injúrias contra a coroa espanhola e outros políticos (sobretudo os ligados ao Partido Popular). O Tribunal Supremo Espanhol afirma ter considerado "a pluralidade das mensagens contidas nas canções (…)" que apresentam "um caratér elogioso indubitável" a organizações como a ETA.

O Tribunal garantiu que as frases que levaram ao seu julgamento e condenação não estão descontextualizadas e que "basta ler" as letras do artista "para perceber a gravidade das expressões". Consideram ainda que as frases que o rapper coloca nas suas músicas não podem ser protegidas pela liberdade de expressão, devido a uma alegada incitação à violência e terrorismo.

Em causa estão dez canções do álbum Residus de un poeta, dez de Mallorca es Ca nostra e duas canções que o artista publicou no Youtube com os títulos Marca España e El fascismo se cura muriendo, consideradas pelo Tribunal Supremo Espanhol como ultrapassando os limites da liberdade de expressão.

O rapper recusou sempre a associação a terrorismo ou apologia à violência. “Violência são pais a fazer malabarismo para alimentar a sua família”, justificou Valtònyc. “É reclamares os teus direitos e levares quatro pancadas como resposta. Que a terceira idade, que trabalhou toda uma vida, tenha uma pensão de merda e receba uma carta onde são informados de um aumento de 30 cêntimos. Ou estás no meu grupo ou estás no deles. Não há meio termo”.

Foram convocadas concentrações de apoio a Valtònyc em Madrid, Barcelona, Saragoça, Viilarreal, Girona, Alicante e Castellón.

Termos relacionados Internacional