Técnicos de emergência pré-hospitalar convocam greve parcial

07 de July 2021 - 19:01

Paralisação realiza-se a 16 de julho entre as 12h00 e as 14h00, com uma concentração à porta do INEM, no Porto. Trabalhadores lutam pela revisão da carreira, a publicação do Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho.

Técnicos de emergência hospitalar em greve parcial no dia 16 de julho. Fotografia: INEM

“Apesar da boa vontade do secretário de Estado da Saúde, os compromissos assumidos não se concretizaram” afirmou ao esquerda.net Rui Lázaro, do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH). Consequentemente, a estrutura sindical decidiu enveredar por uma “postura reivindicativa crescente” devido à “ausência de respostas”.

Assim, o STEPH apresentou um pré-aviso de greve para dia 16 de julho, entre as 12h00 e as 14h00, período durante o qual irá decorrer uma concentração em frente às instalações do INEM, no Porto.  Este protesto conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte.

As principais reivindicações remetem para a revisão da carreira especial de técnico de emergência médica pré-hospitalar, a melhoria do equipamento das ambulâncias, a formação dos técnicos de emergência médica que está por realizar e a publicação do acordo coletivo de carreira especial.

Recorde-se que no dia 27 de abril os Técnicos de Emergência Hospitalar se manifestaram em Lisboa, num protesto que culminou à porta do Ministério da Saúde, onde foi entregue um caderno reivindicativo. A ausência de respostas levou o STEPH a convocar uma greve de zelo ao trabalho administrativo, que se iniciou no dia 28 de junho.

No dia 30 de junho o STEPH foi ouvido em audição na Comissão de Saúde, na Assembleia das República, na sequência de uma solicitação do Bloco de Esquerda

File attachments