You are here

Sociedade

Manifestação contra violência policial em 2015.

Estudo confirma discriminação racial na intervenção da polícia portuguesa

March 18, 2024

Pela primeira vez foram cruzados os números das mortes às mãos da polícia e a origem étnico-racial das vítimas em Portugal. Uma pessoa cigana tem 43 vezes mais probabilidade de ser morta pela polícia, uma pessoa negra 21 vezes.

Madalena Natividade, da coligação Novos Tempos do PSD-CDS.

Profissionais de saúde exigem suspensão imediata de "medida abusiva" da JF Arroios

March 18, 2024

Cinquenta profissionais de saúde acusam executivo do PSD/CDS de, ao recusar emitir atestados de residência a imigrantes sem título de residência válido, criar “barreiras desnecessárias e contrárias à universalidade no acesso a cuidados de saúde" e pôr em risco a saúde pública de toda a comunidade.

Greve nas Minas Neves-Corvo é resposta ao silêncio da Somincor

March 17, 2024

Nos dias 26 e 27 de março, os trabalhadores das Minas Neves-Corvo, em Beja, vão estar em greve. Lutam por aumentos salariais de 150 euros e progressões na carreira, mas a administração não responde ao caderno reivindicativo entregue em dezembro. 

supermercado

Lucros da Sonae aumentaram em 2023

March 17, 2024

O grupo Sonae registou em 2023 um lucro superior em 6,4% face ao lucro obtido no ano anterior e o volume de negócios cresceu 9,2% superando os 8,4 mil milhões de euros. E decidiu pagar mais 5% de dividendos aos accionistas.

Trabalhadores da Nobre em greve 

March 17, 2024

No dia 19, os trabalhadores da Nobre Alimentação estarão em greve durante 24 horas. Lutam pela negociação do caderno reivindicativo, por aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

sapadores florestais

Mais de 2000 Sapadores Florestais não sabem o seu futuro

March 16, 2024

As candidaturas de financiamento para as equipas de Sapadores Florestais 2024 ainda não abriram. No ano passado, por esta altura já estavam a ser feitos pagamentos das candidaturas aprovadas, alerta o sindicato.

Fachada da sede da Caixa Geral de Depósitos.

Altas taxas de juro dão à CGD lucro histórico de 1.291 milhões de euros

March 15, 2024

Lucro amealhado pela Caixa Geral de Depósitos em 2023 cresceu 53% face ao ano anterior. Banco vai entregar ao Estado, seu único acionista, 525 milhões de euros em dividendos.

Teletrabalho. Foto J.Barande/École polytechnique/ Flickr.

Teletrabalho tem reforçado papéis de género

March 15, 2024

As mulheres passam tanto tempo como os homens em teletrabalho. Mas acabam por gastar mais tempo em atividades domésticas e de cuidado, conclui um estudo apresentado esta sexta-feira no Porto.

Talho. Foto de Paulete Matos.

Preços dos alimentos continuam a aumentar

March 15, 2024

A tendência de aumento dos preços dos bens alimentares essenciais continua. No cabaz da Deco, esta semana os preços que mais subiram foram os da pescada fresca, dos cereais e da perna de peru.

Misericórdia de Lisboa

Trabalhadores das Misericórdias em greve por salários justos e condições de trabalho

March 15, 2024

Os trabalhadores das Misericórdias cumprem esta sexta-feira um dia de greve nacional exigindo “melhores salários e melhores condições de trabalho que dignifiquem o trabalho e os trabalhadores das Misericórdias.”

O DN não saiu para as bancas por causa da greve dos jornalistas

March 15, 2024

Na redação do diário a adesão foi de “quase 100%”. Assim, o seu serviço noticioso nas plataformas digitais e redes sociais foi “perturbado” e a sua edição impressa não saiu. Também a agência Lusa parou por completo desde a meia noite de quinta-feira até ao fim da greve. Dois exemplos de uma jornada de luta considerada “histórica”.

“Se o jornalismo morrer, a democracia e a liberdade morrerão com ele”

March 14, 2024

Na última das concentrações do dia de greve dos jornalistas, centenas juntaram-se no Largo Camões num “grito de alerta” para a sua situação profissional marcada pela precariedade, baixos salários e cargas de trabalho excessivas.

Imagem da concentração no Porto

Jornalistas manifestaram-se no Porto em dia de greve

March 14, 2024

Cerca de duas centenas de profissionais do jornalismo entoaram palavras de ordem junto à Câmara do Porto. Presidente do sindicato diz que a adesão à greve superou as expetativas.

Greve está a paralisar redações e sites noticiosos

March 14, 2024

Mais de duas dezenas de órgãos de comunicação não publicam notícias e noutras redações o impacto da greve está a provocar perturbações no funcionamento. Federação Internacional de Jornalistas enviou mensagem de solidariedade. Dezenas de jornalistas concentraram-se de manhã em Coimbra.

 

Jornalistas estão em greve esta quinta-feira

March 14, 2024

O Esquerda.net solidariza-se com a greve dos jornalistas, a primeira em mais de 40 anos, e apenas publicará artigos relacionados com a paralisação. Há concentrações marcadas para Lisboa, Porto, Faro, Coimbra e Ponta Delgada.

Barroca Grande - Mina da Panasqueira.

Trabalhadores da mina da Panasqueira avançam para a greve

March 13, 2024

Paralisação de três horas no início de cada turno começa na quinta-feira e termina a 28 de março. Trabalhadores da Beralt Tin reclamam melhores salários e dizem que "dinheiro é coisa que não falta" à empresa.

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Relatório confirma situações de abuso de poder e assédio no CES

March 13, 2024

O relatório final da comissão independente criada após as denúncias de assédio no Centro de Estudos Sociais de Coimbra aponta o dedo à "hierarquia piramidal" da instituição por propiciar situações de assédio e negligenciar as denúncias. A seguir à publicação do relatório, a direção do CES pediu desculpas públicas às vítimas.

Bruxelas aponta a Portugal falhas nas regras para trabalhadores sazonais

March 13, 2024

A Comissão Europeia notificou o Estado português que tem dois meses para cumprir a diretiva europeia sobre trabalhadores sazonais de países terceiros.

Eletricidade. Foto de unukorno/Flickr.

Preço da eletricidade aumentou mais de 18% num ano

March 13, 2024

De acordo com o INE, a generalidade dos preços em fevereiro deste ano continuou a subir, quando comparados com os do ano anterior, embora de forma menos acentuada, com destaque para a eletricidade e produtos alimentares não transformados.

Pfizer despede 26 trabalhadores

March 13, 2024

No final de fevereiro, a farmacêutica Pfizer comunicou a 26 trabalhadores a intenção de os despedir, através de um despedimento coletivo. Em 2023, empresa teve receitas no valor de 58,5 mil milhões de dólares a nível mundial. 

Concentração à porta da Hutchinson Borrachas na greve de fevereiro

Nova greve na Hutchinson de Campo Maior

March 12, 2024

No início de fevereiro, a fábrica de borrachas assistiu à primeira greve em 25 anos. Sem vontade dos patrões em negociar, os trabalhadores decidiram voltar a parar esta quarta-feira.

Capas do DN

Global Media anuncia despedimentos no DN em vésperas de greve de jornalistas

March 12, 2024

Administração justifica o despedimento coletivo com situação financeira deixada pela gestão dos últimos meses. Sindicato diz que é "mais uma forte machadada no Diário de Notícias". Jornalistas de todo o país fazem greve na quinta-feira.

Professores. Foto de Paulete Matos.

Num ano, falta de professores de Português aumenta 250%

March 12, 2024

Há cada vez menos professores a formarem-se a cada ano e cada vez mais necessidades nas escolas. A solução, apontam alguns dos responsáveis pelas associações de professores, passa por valorizar a carreira docente.

Trabalhadores à saída do turno na Autoeuropa

Autoeuropa: proposta de aumentos vai a votos na próxima semana

March 12, 2024

Pré-acordo entre administração e comissão de trabalhadores prevê aumento de 6,8% em 2024, com um mínimo de 100 euros, e de pelo menos meio ponto percentual acima da inflação nos próximos dois anos.

Aeroporto de Lisboa

Comissão independente recomenda novo aeroporto em Alcochete

March 12, 2024

No relatório final agora divulgado, a comissão afasta a opção pelo Montijo, por ser desvantajosa no longo prazo e implicar maiores impactos ambientais negativos.