Surto de Legionella: “Têm de ser dados esclarecimentos urgentes a toda a população”

Defendendo que devem ser dadas todas as explicações sobre esta situação, o Bloco já pediu reuniões com a direção do Hospital São Francisco Xavier e com a Direção-Geral da Saúde para compreender a origem do surto e o que está a ser feito.
Um surto de Legionella no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, infetou pelo menos 26 pessoas. Foto de CM de Lisboa.

Desde o dia 31 de outubro, e de acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram diagnosticados 26 casos de doença dos legionários com ligação epidemiológica ao Hospital de S. Francisco Xavier.

Estamos perante um surto de uma infeção que pode ser grave, essencialmente em pessoas com situações de risco associadas, e que pode ter mais casos diagnosticados, uma vez que o período de incubação da doença pode ser de até 10 dias.

Acresce que a análise às amostras recolhidas no circuito de água do Hospital de S. Francisco Xavier revelaram a existência de bactérias do tipo Legionella, pelo que o Bloco de Esquerda considera que devem ser dadas todas as explicações sobre esta situação.

“Como é possível a contaminação do circuito de água do Hospital S. Francisco Xavier por bactérias deste tipo? Foram os procedimentos de prevenção e de controlo que falharam? A contaminação foi facilitada por problemas estruturais na rede de águas ou nos sistemas de refrigeração? Como melhorar a prevenção e o controlo bacteriológico das redes de água e sistemas de refrigeração?”. Estas são algumas das questões que os bloquistas querem ver esclarecidas.

Para o efeito, e além das audições que decorrerão no Parlamento, ao ministro da Saúde e de todos os responsáveis, o deputado Moisés Ferreira já pediu reuniões com a direção do hospital e com a Direção-Geral da Saúde para compreender a origem do surto e o que está a ser feito.

À margem de uma visita à escola Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, a coordenadora bloquista Catarina Martins reforçou que “têm de ser dados esclarecimentos urgentes a toda a população”.