Sindicato dos Jornalistas preocupado com violência dos manifestantes anti-vacinas

19 de August 2021 - 22:18

O Sindicato escreveu ao Ministro da Administração Interna e aos responsáveis da PSP e GNR a alertar para o crescendo de violência dos manifestantes anti-vacinas contra os jornalistas.

PARTILHAR
Operador de câmara da RTP
Foto de Paulete Matos

O crescendo de violência contra jornalistas que cobrem eventos relacionados com a vacinação para a covid-19 está a preocupar o Sindicato dos Jornalistas. Na newsletter enviada aos associados, o SJ revela que enviou uma carta ao Ministro da Administração Interna, ao Superintendente-chefe da Polícia de Segurança Pública e ao Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana a alertar para este problema.

Em particular, o SJ diz que “encara com grande preocupação o anúncio de um protesto de manifestantes anti-vacinas junto à delegação da RTP em Vila Nova de Gaia, nesta quinta-feira, temendo que esteja em causa a integridade física dos jornalistas, assim como o direito destes ao trabalho”. E pede aos responsáveis pela segurança pública que diligenciem “para que sejam garantidas as condições de seguranças destes profissionais, com reforço de meios policiais, se assim as autoridades competentes acharem necessário”.

O Sindicato recorda que já se registaram agressões a jornalistas durante os protestos anti-vacinas e exorta os profissionais da imprensa “a procurarem proteção policial sempre que sentirem a sua integridade física em risco ou que estão a ser limitados ou impedidos de trabalhar” e a apresentarem queixa de forma a que os agressores sejam de imediato identificados pelas autoridades.

Termos relacionados: Sociedade