You are here

Sindicato dos Jornalistas alerta para a necessidade de apoiar o jornalismo regional

Jornais locais atravessam dificuldades de financiamento e muitos jornalistas estão a ser despedidos, enquanto administradores se mantêm com salários elevados. Sindicato reivindica o cumprimento da lei da publicidade institucional.
Matthew Keef / Flickr

Há já vários anos que os jornais locais passam dificuldades, vivendo “no fio da navalha”, pelo que é “urgente apoiar o jornalismo regional”, alertou o Sindicato dos Jornalistas (SJ) na passada segunda feira, através de comunicado, acrescentando que têm recebido “relatos angustiantes do que está a acontecer na imprensa regional.

Segundo o sindicato, muitos títulos já suspenderam a publicação, havendo centenas de jornalistas a caminho do desemprego. Mas além da questão laboral, salienta que a situação prejudicará essencialmente a população mais idosa, “que ficará ainda mais isolada da realidade que a circunda em cada região”. Dado que muitos dos jornais locais dependem financeiramente da publicidade, o sindicato reivindica o cumprimento da lei da publicidade institucional, “fazendo-a chegar aos media locais”.

Contactada pelo Esquerda.net, a jornalista Paula Sofia Luz afirmou que “numa altura em que a maioria dos autarcas não percebeu que as publicações no facebook não chegam a uma percentagem significativa da população, é urgente que Governo e Municípios apoiem a informação regional como um bem de primeira necessidade”. A dirigente do Sindicato dos Jornalistas salientou ainda que “é importante também estarmos atentos à realidade, uma vez que não faltam empresas de media que aproveitam a onda para despedir”, denunciando que em pleno Estado de Emergência houve gente a ser despedida e entradas em lay-off, enquanto os administradores “continuam a ser no mesmo número e a auferir vencimentos que muitas vezes duplicam a verba do conjunto de trabalhadores".

Dando o exemplo da administração regional de saúde do Algarve, que acusa de estar a “implementar uma política de 'lei da rolha' que não se compreende nem é aceitável em democracia”, Paula Sofia Luz sublinha a importância de “democratizar a forma como a informação de âmbito nacional chega aos órgãos locais e regionais”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)