You are here

Sementeira 10: Uma década de “arte, insubmissão e comunidade”

A 10.ª edição da Sementeira celebra o que tem sido este espaço ao longo de uma década para a comunidade artística e cultural de Viseu. A Sementeira X começa na próxima sexta-feira e decorre no centro histórico de Viseu, de 8 a 16 de julho. Artigo de Interior do Avesso
Sementeira 10: Uma década de “arte, insubmissão e comunidade”
Sementeira 10: Uma década de “arte, insubmissão e comunidade”

Arranca esta sexta-feira (8 de julho) a 10.ª edição da Sementeira, que tem como mote “Arte, insubmissão e comunidade”. Este projeto comunitário não abandonou desde 2013 “a sua missão democratizadora, garantindo espaços, condições técnicas e logísticas, bem como divulgação. Com uma curadoria coletiva e envolvendo diretamente os artistas no processo!”, lê-se em comunicado.

“Desde 2013 que a sede do Bloco de Esquerda Viseu, situada em pleno coração do centro histórico, é palco – ou como costumamos dizer, solo fértil – de exposições, concertos; recitais, conversas e muito mais, aproveitando o grande fluxo de visitantes no Verão (nomeadamente durante os Jardins Efémeros) para dar a conhecer artistas e projectos criativos emergentes, sobretudo locais e regionais.”

No centro histórico de Viseu, mais especificamente na Rua das Ameias, a Sementeira celebra uma década de vida com 37 artistas (entre estreantes e repetentes) em exposição, 10 concertos musicais, uma performance de poesia, conversas e uma feira de artistas.

A abertura oficial da edição X está marcada para as 18h do dia 8 de julho, com a presença de Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, que fará a inauguração da exposição coletiva e assistirá a um momento de poesia de Sílvia Duarte. Haverá ainda um Mercadinho de Artesanato e Arte a decorrer até às 22h, hora em que começa o concerto de “Masena”.

Haverá mais nove momentos musicais ao longo da semana, com a participação de: O Incrível Homem Bomba, PUTO, Tomás Oliveira, Slime One, Warren Boy Sweg, Mendes Junior, Plusbeatz, Ricardo, Rita Senhor, Malandro e Bartolo.

Também os eurodeputados eleitos pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias e José Gusmão, estarão presentes na Sementeira X, no dia 16 de julho, para uma conversa sobre ‘Como Construir Um Futuro Para Portugal e Europa?’.

Até 16 de julho será possível visitar a exposição coletiva, com obras, de técnicas e temáticas diversas, dos seguintes artistas: aiss, Ana Catarina Pereira, Ana Verónica, Anati, António, artmesis, bazookå!DOOM, Bruna Ferreira, Catarina Serôdio Silva, Eduka + deidra corp., Flor de CERES, Gustavo Garcetti, Impessoa, INTHEDIGITALFOREST, Jane Anarchist, Joana Torre, Lixeira, Júlia Castro, Lurdes Martins, Marta Grilo Viães, Maria Margarida Pessanha, Mário Amaral, Miky Morgado, Nuno Queirós, Ovek, Paulo Rodrigues, peacock, Pedro Rodrigues, R. Ramos Pereira, Sílvia Duarte, Suku insecta, Sumsus, Tiago Resende, Tsukiyo, Vânia Viana, YAGOMBANDA e Zul.

“São 10 edições de partilha e muitas vivências! O nosso lema mantêm-se: A Cultura, não se esgota! Continua a ser um lugar de encontros, de convívio e de criação, um lugar em permanente construção”, lê-se na nota.

Programa:

::: 8 de Julho – Sexta-feira
18 horas – Inauguração da exposição coletiva com a presença de Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, e com momento de poesia de Sílvia Duarte.
18 horas às 22 horas – Mercadinho de Artesanato e Arte
22 horas – Concerto com ‘Masena’

::: 9 de Julho – Sábado
22 horas – Concerto de ‘PUTO’

::: 10 de Julho – Domingo
22 horas – Concerto de ‘O Incrível Homem Bomba’

::: 11 de Julho – Segunda-feira
22 horas – Concerto de ‘Tomás Oliveira’

::: 12 de Julho – Terça-feira
22 horas – Concerto de ‘Slime One’ e concerto dos artistas ‘Warren Boy Sweg, Mendes Junior, Plusbeatz’

::: 13 de Julho – Quarta-feira
22 horas – Concerto de ‘Ricardo’

::: 14 de Julho – Quinta-feira
22 horas – Concerto de ‘Rita Senhor’

::: 15 de Julho – Sexta-feira
22 horas – Concerto de ‘Malandro’

::: 16 de Julho – Sábado
22 horas – Conversa ‘Como Construir Um Futuro Para Portugal e Europa?’ com Marisa Matias e José Gusmão
23 horas – Sessão de SKA com ‘Bartolo’

::: 8 de Julho a 16 de Julho – Exposição Coletiva
Sextas, Sábados e Domingo das 15h00 às 24h00 e de Segunda-feira a Quinta-feira das 17h00 às 24h00 – Exposição Coletiva

Artigo de Interior do Avesso

 

Termos relacionados Cultura
(...)