You are here

Cultura

Capa do livro

Um resgate do ativismo revolucionário

June 23, 2019

O terceiro volume da coleção "Portugal, uma retrospectiva: 1974", da autoria de Luís Trindade e Ricardo Noronha, traz um relato denso, mas incrivelmente bem escrito, sobre alguns dos principais acontecimentos que marcaram o Portugal da revolução e do PREC.

Minissérie Chernobyl da HBO

Chernobyl: 10 cenas em que a liberdade artística se pôs à frente dos factos

June 23, 2019

A série televisiva que está a fazer furor em todo o mundo deve ser vista como um drama e não um documentário, adverte um especialista sobre as consequências da radiação do acidente de Chernobyl. Artigo de Jim Smith.

Documentário sobre o golpe no Brasil apontado aos Óscares

June 22, 2019

O novo filme da cineasta brasileira Petra Costa, "Democracia em vertigem", sobre os últimos anos de crise política no Brasil está a ser bem acolhido pela imprensa internacional. Artigo publicado em Opera Mundi.

Arquivo da PIDE na Torre do Tombo. Fotografia de Ana Bárbara Pedrosa.

Que escritoras portuguesas censurou o Estado Novo?

June 21, 2019

Os números parecerão surpreendentes. É que foram muitas as obras que a PIDE tentou apagar da vida pública. Centenas? Milhares. E de escritoras portuguesas? Dezanove. Vamos descobrir quais. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Publicado em Portugal pela Alfaguara em Fevereiro de 2019.

Manuel Vilas: o longo lamento da auto-ficção

June 19, 2019

Aclamado pela crítica, este Em tudo havia beleza (Alfaguara, 2019), de Manuel Vilas, sensação literária de Espanha, prometia muito mais do que o que deu. Por Ana Bárbara Pedrosa.

As Longas Noites de Caxias

June 18, 2019

Muito para além de uma memória pessoal, este livro marcante de Ana Cristina Silva trouxe-me uma realidade que foi a de milhares de vítimas da PIDE. Artigo de Helena Pato.

Antiga sede da PIDE no Porto.

Carta Aberta quer museu da resistência ao fascismo no Porto

June 18, 2019

Entre ex-presos políticos, pessoas da área da cultura, investigadores e historiadores são 50 as pessoas que se juntaram numa carta aberta para exigir a criação de um museu da resistência ao fascismo no edifício que era a antiga sede da PIDE no Porto.

Capitão de Fragata Seixas Louçã, Comandante da fragata Gago Coutinho no 25 de Abril de 1974

A Marinha e a neutralidade activa no 25 de Abril

June 17, 2019

Na publicação de "Uma Fragata no 25 de Abril" de Noémia Louçã: o livro para além da sua importância intrínseca abriu-nos também uma janela sobre a participação dos marinheiros nas operações do 25 de Abril.

"It Must Be Heaven", de Elia Suleiman.

Elia Suleiman: “Tenho curiosidade para ver como reagem na Palestina à minha 'palestinização do mundo'”

June 16, 2019

"It Must Be Heaven", realizado e interpretado por Elia Suleiman, foi um dos filmes do recente festival de Cannes que mais disse do mundo em que vivemos – e quase sem usar palavras. Entrevista de Paulo Portugal, em Cannes.

Banksy: será possível triturar a exposição não autorizada do artista em Lisboa?

June 15, 2019

A exposição Banksy: Génio ou Vândalo está na Cordoaria Nacional até 27 de outubro. O evento não é reconhecido pelo autor que se opõe à comercialização da sua obra. E o estatuto do artista gera uma disputa simbólica entre a omnipotência da normalização mercantil e a possibilidade de subversão.

A voz de Frida Kahlo: gravação inédita é tida como o único registo sonoro da pintora

June 14, 2019

Frida Kahlo era imagem. Tanto as que desenhou e pintou quanto as das suas próprias fotografias. Agora, pode também passar a ser voz. Foi descoberta e divulgada na passada quarta-feira uma gravação que os especialistas da Fonoteca Nacional do México afirmam ser da pintora mexicana.

Ricardo Rangel.

Memórias: Ricardo Rangel

June 13, 2019

No dia 11 de junho de 2009, morreu Ricardo Rangel. Foi um fotojornalista e fotógrafo moçambicano. Enquanto fotografava a cidade dos colonos, Rangel revelava a desumanidade e a crueldade do colonialismo. Por António José André.

Samuel Maoz.

Samuel Maoz: “O exército israelita é uma espécie de ‘vaca sagrada’”

June 13, 2019

Dez anos depois de Líbano, o seu filme de estreia, Samuel Maoz regressa às salas portuguesas com Foxtrot, um filme sobre o pós-trauma. Entrevista de Paulo Portugal, em Macau.

José Afonso

Petição apela à proteção da obra de José Afonso

June 13, 2019

A Associação José Afonso lançou uma petição online dirigida à ministra da Cultura para que o governo classifique de interesse nacional e assim torne possível a reedição da sua obra, face à insolvência da editora.

Radiohead respondem a chantagem com doação ao Extinction Rebellion

June 12, 2019

18 horas de gravações inéditas foram roubadas aos Radiohead. Os autores do roubo pediam um resgate milionário em troca da não divulgação destes temas. Mas a banda respondeu disponibilizando as músicas online. E doando os ganhos que obtiverem ao grupo ambientalista Extinction Rebellion.

Gentrificação levada à cena no São Luiz

June 4, 2019

O Teatro Meridional vai apresentar, a partir de quarta-feira, o espetáculo “Histórias de Lisboa”. No São Luiz, vai poder-se assistir a “um grito” contra a gentrificação que rompe com uma “cultura de excesso de compromisso”, segundo a dramaturga e encenadora Natália Luíza.

“Esperamos conseguir transformar a ex-sede da PIDE num museu vivo”

June 4, 2019

O documentário “Museu da Vergonha”, de Luís Monteiro e José Castro, está a meio do seu périplo pelo país. Em conversa com o Esquerda.net, Monteiro afirmou esperar que este trabalho consiga transformar a ex-sede da PIDE num museu voltado para a liberdade e a democracia.

"Laços", Domenico Starnone: um romance sem pontas por atar

June 4, 2019

O que comove e choca neste romance será, por isso, a perfeição cirúrgica com que o autor confronta os leitores com a honestidade, mostrando como, não raras vezes, é a ausência dela a única forma de alicerçar relações e fazê-las durar. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Serralves em Festa 2019. Imagem Fundação de Serralves.

Centenas de atividades gratuitas até domingo no Serralves em Festa

May 31, 2019

A 16ª edição do Serralves em Festa começa esta sexta-feira na Fundação Serralves no Porto. Até domingo, haverá centenas de concertos, espetáculos de dança, exposições e outras iniciativas.

Walt Whitman - wikimedia/domínio público

Memórias: Walt Whitman nasceu há 200 anos

May 31, 2019

No dia 31 de maio de 1819, nasceu Walt Whitman. Foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano. Na sua obra, Whitman defendeu a abolição da escravatura, os direitos da mulher, o amor livre e o desenvolvimento tecnológico. Por António José André.

Instalações da antiga PIDE/DGS no Porto

Governo mostra abertura para criar museu da liberdade e da resistência no Porto

May 28, 2019

A ministra da Cultura vê como positiva a proposta do Bloco de Esquerda para instalar na antiga delegação da PIDE no Porto um novo museu dedicado à resistência antifascista.

Louvre: greve encerra o museu dos trabalhadores esgotados

May 28, 2019

A face menos artística do museu parisiense é o esgotamento dos seus trabalhadores. Baixas massivas e falta de recursos originaram protestos dos trabalhadores do Louvre. Uma greve fechou esta terça-feira o museu mais famoso do mundo.

De oprimidos/as a opressores/as

May 22, 2019

Aprendemos a pelejar com ideias e dinâmicas que se procuram superiorizar por meio de uma gramática única, que cita sempre os mesmos, recorre às mesmas problemáticas e às mesmas conclusões e erradica quem não se interessa pelo mesmo manual de inflexão, mascarado de reflexão. Por Soraia Simões.

Nanni Balestrini, o poeta-artista agitador (1935-2019)

May 22, 2019

Poeta, ensaista, escritor e artista. Experimentalista e agitador. Militante. Nanni Balestrini, referência da contra-cultura europeia, morreu este domingo em Roma aos 83 anos.

Katherine Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughan.

Memórias: Três Mulheres Afro-Americanas na NASA

May 21, 2019

No início da década de sessenta, um dos grandes feitos da NASA foi levar um norte-americano ao espaço. John Glenn ficou famoso pelo facto, mas os cérebros por trás dessa operação foram 3 mulheres cientistas afro-americanas. Por António José André.