You are here

Cultura

Em dia de aniversário, teatros doam receitas da bilheteira à família de Bruno Candé

Em dia de aniversário, teatros doam receitas da bilheteira à família de Bruno Candé

September 17, 2020

O ator Bruno Candé, assassinado em julho, ia celebrar o seu 40º aniversário. Em homenagem, oito teatros doarão à sua família as receitas da bilheteira de sexta-feira. Proposta bloquista de criação de uma placa evocativa foi chumbada na Assembleia Municipal de Loures.

Livro de Dulce Maria Cardoso candidato ao Prémio Femina

September 16, 2020

“Eliete - A Vida Normal”, da escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso, consta na lista de nomeados do prémio francês para a categoria de melhor romance estrangeiro. A história centra-se na vida de Eliete, uma mulher "mediana em tudo", insatisfeita com a vida e com o casamento.

Ana Rocha de Sousa duplamente premiada no Festival de Cinema de Veneza

Ana Rocha de Sousa duplamente premiada no Festival de Cinema de Veneza

September 13, 2020

A realizadora e atriz venceu o primeiro de primeira obra e o prémio especial do júri por “Listen”, um drama sobre uma família portuguesa emigrada no Reino Unido a quem os serviços sociais retiram os três filhos.

Racismo e descolonização dominam o Festival Internacional de Literatura de Berlim

Racismo e descolonização em destaque no Festival Internacional de Literatura de Berlim

September 9, 2020

A delegação portuguesa conta com a presença da poeta Ana Luísa Amaral e do ilustrador André Letria. Este ano a edição é mista, com alguns eventos presenciais e outros online.

IndieLisboa: “A Febre” e “O Fim do Mundo” vencem competição

IndieLisboa: “A Febre” e “O Fim do Mundo” vencem competição

September 6, 2020

O Festival Internacional de Cinema Independente termina esta semana a sua 17ª edição. O principal prémio internacional foi atribuído ao filme brasileiro “A Febre”, de Maya Da-Rin, e o da competição nacional foi vencido por “O Fim do Mundo”, de Basil da Cunha.

Cinema ao ar livre em Lisboa dedicado a Amália Rodrigues

September 5, 2020

Até este domingo, são apresentados, no jardim do Palácio Pimenta do Museu de Lisboa, às 21h30, filmes que "marcam diferentes épocas da carreira artística de Amália”. A última obra a ser exibida será The Art of Amalia, de Bruno de Almeida, após a qual terá início uma conversa com Joana Mortágua.

Conversa com o tema “Representatividade: o papel interno do audiovisual português numa mudança de paradigma”

Representatividade: “Porque é que eu não posso interpretar uma personagem portuguesa?”

September 2, 2020

O festival IndieLisboa juntou os atores Ana Tang, Hoji Fortuna, Jani Zhao, Matamba Joaquim, Welket Bungué e a jornalista Paula Cardoso para discutir racismo e representatividade num debate online sobre o audiovisual português. Por Joana Louçã.

Agentes culturais manifestaram-se num "drink pela Cultura" junto ao Ministério

September 2, 2020

Centenas de agentes culturais da plataforma Convergência pela Cultura manifestaram-se em Lisboa para um “drink” de copo vazio, como protesto ante a falta de respostas do governo para a crise deste setor.

Filme "Parto sem Dor", de Maria Mire.

A história de Cesina Bermudes é uma “ótima ferramenta para pensar o presente”

September 1, 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Maria Mire fala sobre o filme que marca a sua estreia na realização. “Parto sem Dor”, em competição no Indie Lisboa e que será exibido na quinta-feira no Cinema São Jorge, é uma homenagem a Cesina Bermudes, médica obstetra, feminista e resistente antifascista. Por Mariana Carneiro.

Sessão “Vencer a Crise” com Catarina Martins, na Sementeira

September 1, 2020

Começa esta sexta-feira a 8ª edição da Sementeira, iniciativa de divulgação artística e cultural na cidade de Viseu. Às 21h, Catarina Martins participa na sessão "Vencer a Crise" nos jardins da Casa do Miradouro.

Filme “A Metamorfose dos Pássaros” estreia hoje no festival IndieLisboa

September 1, 2020

Três dias depois de ter vencido o Festival de Pesaro, em Itália, o filme é exibido esta terça-feira pela primeira vez em Portugal no âmbito da competição nacional do Festival IndieLisboa.

"A Metamorfose dos Pássaros" vence Prémio de Melhor Filme no Festival de Pesaro

"A Metamorfose dos Pássaros" vence Prémio de Melhor Filme no Festival de Pesaro

August 30, 2020

A primeira longa metragem da portuguesa Catarina Vasconcelos foi a grande vencedora do Festival de Pesaro. Além do prémio de melhor filme, conquistou ainda o Prémio do Júri de Escolas de Cinema. 

Tenet, de Christopher Nolan.

Tenet: o feitiço do tempo ou o paradoxo do avô?

August 29, 2020

Tenet até poderia (deveria) ter a ambição de funcionar como um belo haiku, mas arrisca-se a ser “pescadinha de rabo na boca”. Por Paulo Portugal.

Retrospectiva integral de Ousmane Sembène em Lisboa

August 29, 2020

O IndieLisboa, em co-programação com a Cinemateca Portuguesa, apresenta a retrospectiva integral da obra do realizador e escritor senegalês, Ousmane Sembène, referência fundamental do cinema africano e mundial. A não perder.

Família cigana. Foto de Noé Otero/Flickr.

Os Ciganos, por José Luís Peixoto

August 27, 2020

Quando éramos crianças, os meus amigos e eu sabíamos que os ciganos não eram iguais a nós, bastava-nos reparar em certos detalhes para sabermos. Mas as diferenças não nos incomodavam. Sabíamos que os ciganos eram iguais a nós, bastava-nos conversar com eles para ter essa certeza absoluta. Por José Luís Peixoto.

Cinema Ideal

Cinema Ideal celebra aniversário com sessões gratuitas de “I Am Not Your Negro”

August 26, 2020

As sessões realizar-se-ão nos dias 29 e 30 de agosto, pelas 14h. Desde que reabriu, o cinema tem travado uma “luta quotidiana” pela sua sobrevivência. No próximo fim de semana, o Ideal não assinala seis anos de vida, comemora “os primeiros seis de muitos anos”.

Músicos assinam carta aberta contra a xenofobia, o racismo e o fascismo

August 25, 2020

Os artistas pedem “ao poder político e à sociedade civil no seu todo para que se mobilizem contra o racismo, a xenofobia, o fascismo”. Entre os subscritores estão Salvador Sobral, Camané, Aldina Duarte, LBC Soldjah e JP Simões.

Regina Guimarães na terceira edição da Marcha do Orgulho LGBT do Porto.

Regina Guimarães lança a sua primeira antologia poética

August 24, 2020

Poetisa, dramaturga, letrista e professora universitária, Regina Guimarães sempre disse que não escreve livros, escreve poemas. A primeira antologia da sua obra poética é lançada este domingo na Feira do Livro do Porto.

Biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga

Mais de dois terços do museus prevêem vir a passar por dificuldades financeiras

August 23, 2020

Falta de trabalhadores, idade avançada das equipas dos museus, uma enorme quebra no número de visitantes e a perda de receitas são as principais preocupações dos participantes de um inquérito da comissão nacional do Conselho Internacional de Museus.

José Mário Branco homenageado em Encontro da Canção de Protesto

August 22, 2020

Entre os dias 17 e 20 de setembro realizar-se-á, em Grândola, uma nova edição do Encontro da Canção de Protesto, este ano dedicado a José Mário Branco e à temática do exílio. A entrada em todas as iniciativas é gratuita mediante reserva antecipada.

Imagem do projeto Labanta o Braço.

“Labanta Braço”, a compilação de músicos negros contra o racismo

August 22, 2020

37 artistas participam na obra cuja ideia nasceu a seguir ao assassinato de George Floyd. As receitas da venda do álbum digital revertem para a associação SOS Racismo.

Trotsky. Pormenor de uma pintura de Frida Kahlo.

80 anos do assassinato de León Trotsky

August 20, 2020

Trotsky analisou o estalinismo como uma contra-revolução que não conseguiu pôr fim a todas as conquistas da revolução de Outubro de 1917. Por Gustavo Buster e Daniel Raventós.

Filme "Nosso Tempo", de Carlos Reygadas.

Carlos Reygadas: “Não preciso de ser alimentado por Hollywood”

August 17, 2020

“Eu não sou um verdadeiro realizador, um verdadeiro realizador faz filmes com a Natalie Portman. Estou contente com aquilo que faço e não preciso de mais", diz o realizador de Nosso Tempo. Por Paulo Portugal.

Sala de Projeção. Foto de Pilar Vargas/Flickr.

Cinemas portugueses estimam quebra de 80% nas receitas

August 16, 2020

O confinamento acabou mas os espectadores não voltaram às salas de cinema. As empresas podem vir a ter perdas no valor de 64 milhões de euros.