Protesto ibérico contra exploração de gás e petróleo

Centenas de pessoas marcharam este domingo sobre a ponte do Guadiana numa ação convocada por associações dos dois lados da fronteira.
Marcha na Ponte Internacional do Guadiana
Marcha na Ponte Internacional do Guadiana. Imagem RTP

A ação Pontes pelo Clima percorreu o passeio pedonal da Ponte Internacional sobre o Guadiana, mas apenas do lado espanhol, por falta de autorização das autoridades portuguesas, segundo os organizadores explicaram à agência Lusa.

A iniciativa simbólica, marcada para o dia de arranque da 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP22), contou com a participação de 21 associações e coletivos dos dois lados da fronteira, entre elas as organizações portuguesas que se têm destacado na luta contra as autorizações para a prospeção de gás e petróleo no Algarve e várias associações ambientalistas da Andaluzia.

“Portugal devia dedicar-se a 100% ao desenvolvimento de energias alternativas e criar uma nova lei a dizer que Portugal vai ser um país líder na área alternativa e não vai deixar a exploração de hidrocarbonetos ter lugar em Portugal. Isso é o que nós queremos”, afirmou à Lusa Laurinda Seabra, presidente da Associação de Surf e Atividades Marítimas do Algarve, uma das associações que contesta os contratos de prospeção de gás e petróleo na região. "O Governo está a brincar, não está a ouvir seriamente a população", alertou.

Do lado dos ativistas andaluzes, foi destacada a sua experiência com as petrolíferas e os danos que trouxe para a região. “Essa economia que não nos deixa nada, elimina a capacidade de desenvolver outras economias como turismo, a pesca artesanal ou o ambiente. Há estudos académicos que indicam que a zonas de Huelva, Algeciras e San Rque são as zonas de Espanha com mais alta incidência de cancro e de certas doenças respiratórias”,afirmou à RTP Aurélio Gonzalez, da Asociación Mesa de la Ría de Huelva.

A próxima mobilização contra a exploração de petróleo e gás é a manifestação “Salvar o Clima, Travar o Petróleo”, no próximo dia 12 de novembro em Lisboa.