You are here

Programa Copérnico vai permitir observação da Terra em tempo real

Programa europeu vai fornecer informações em tempo real sobre aquecimento global, evolução da temperatura, nível do mar, extensão da camada de gelo e salinidade do oceano.
Foto de Irish Typepad/Flickr

Programa europeu de observação da Terra Copérnico (site disponível aqui) vai permitir, em tempo real, obter informações sobre aquecimento global, evolução da temperatura, nível do mar e extensão da camada de gelo ou salinidade do oceano, descreve a agência Lusa.

Juan Garcés, diretor do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, em declarações à agência EFE, explicou que a base de dados relacionada estará disponível no final do ano, vai permitir comparar dados de há cem anos atrás e saber a previsão para o próximo século.

As informações em tempo real baseiam-se entre 20 a 30 variáveis, em parte facultadas pelo satélite Sentinel-1B, que vai fotografar a superfície da Terra e dos oceanos de dia e de noite, em qualquer situação climática. O programa Copérnico irá fornecer previsões sobre as alterações climáticas que poderão ter grande impacto na agricultura, transportes e gestão costeira, prevê Juan Garcés.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ciência, Cultura
(...)