Programa Copérnico vai permitir observação da Terra em tempo real

09 de May 2016 - 12:51

Programa europeu vai fornecer informações em tempo real sobre aquecimento global, evolução da temperatura, nível do mar, extensão da camada de gelo e salinidade do oceano.

PARTILHAR
Foto de Irish Typepad/Flickr

Programa europeu de observação da Terra Copérnico (site disponível aqui) vai permitir, em tempo real, obter informações sobre aquecimento global, evolução da temperatura, nível do mar e extensão da camada de gelo ou salinidade do oceano, descreve a agência Lusa.

Juan Garcés, diretor do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, em declarações à agência EFE, explicou que a base de dados relacionada estará disponível no final do ano, vai permitir comparar dados de há cem anos atrás e saber a previsão para o próximo século.

As informações em tempo real baseiam-se entre 20 a 30 variáveis, em parte facultadas pelo satélite Sentinel-1B, que vai fotografar a superfície da Terra e dos oceanos de dia e de noite, em qualquer situação climática. O programa Copérnico irá fornecer previsões sobre as alterações climáticas que poderão ter grande impacto na agricultura, transportes e gestão costeira, prevê Juan Garcés.